Filtrar


Questões por página:
De acordo com Max Weber, as organizações formais modernas se baseiam em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente. Charles Perrow está entre os que acreditam que o tipo ideal de Weber nunca é alcançado, porque as organizações são essencialmente sistemas sociais, feitos de pessoas; e as pessoas não existem apenas para as organizações. Os funcionários não são seres exclusivamente burocráticos e as organizações refletem as imperfeições dos seres humanos vistas pelas disfunções da burocracia. Diante do exposto, NÃO apresenta uma disfunção da burocracia:
O tipo ideal de burocracia foi proposto por Max Weber, sociólogo alemão, no início do século XX. Assinale a alternativa que apresente SOMENTE características do modelo ideal de Weber.
Analise as afirmativas a seguir em relação aos modelos organizacionais.
I. O modelo de estrutura simples é caracterizado por baixo grau de departamentalização e pouca formalização. II. A burocracia apresenta centralização da autoridade e pequena amplitude de controle. III. A estrutura matricial combina duas formas de departamentalização e tem cadeia única de comando.
Assinale a alternativa CORRETA.
A burocracia, abordada pelos estruturalistas, baseia-se na racionalidade, ou seja, na adequação dos meios aos fins pretendidos, buscando a organização eficiente por excelência. Para Max Weber, a organização burocrática tem a seguinte característica:
A comunicação na Administração Pública passou por mudanças paradigmáticas, ao se contrastar o modelo burocrático com o pós-burocrático.
A respeito do tema, é correto afirmar que a comunicação, na perspectiva pós-burocrática de interação, está relacionada aos fatores apresentados a seguir, à exceção de um. Assinale-o