Filtrar


Questões por página:
É necessário visualizar, com nitidez, os diversos caminhos que se estabelecem entre os sujeitos da aprendizagem e os objetos de ensino. E, nesse sentido, precisar com clareza as relações entre o quê, para quem, e como se ensina e se aprende a cultura corporal de movimento na escola. O principal instrumento que os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem nesta direção é a abordagem dos conteúdos escolares em procedimentos, conceitos e atitudes. Considerando estes argumentos, eles apontam para
A Educação Física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Particularmente no Brasil, as danças, os esportes, as lutas, os jogos e as ginásticas, das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais, compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser conhecido e desfrutado, sem necessariamente ser valorizado. ( ) Na escola, a Educação Física pode fazer um trabalho de pesquisa e cultivo de brincadeiras, jogos, lutas e danças produzidos na cultura popular que, por diversas razões, correm o risco de ser esquecidos ou marginalizados pela sociedade. ( ) A construção de brinquedos, a prática de brincadeiras de rua dentro da escola, a inclusão de danças populares de forma apenas eventual nas festas e comemorações contribuem para a construção de efetivas opções de exercício de lazer cultural e para o diálogo entre a produção cultural da comunidade e da escola. ( ) A intensa veiculação pela mídia e o caráter quase universal de determinadas modalidades esportivas como o futebol, o vôlei, o basquete, o boxe e o atletismo permitem a apreciação e a comparação de estilos e maneiras de praticá-las, relacionando-as a diversos grupos sociais e culturais.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A Educação Física constitui-se numa área de conhecimento que estuda e atua sobre um conjunto de práticas ligadas ao corpo e ao movimento criadas pelo homem ao longo de sua história. Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) É fundamental que se faça uma clara distinção entre os objetivos da Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta profissionais, pois o profissionalismo não deve ser a meta almejada pela escola. ( ) Independentemente de qual seja o conteúdo escolhido, os processos de ensino e aprendizagem devem considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões (cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social). ( ) A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso, é necessário manter a ênfase na aptidão física e no rendimento padronizado que caracterizava a Educação Física. ( ) A área de Educação Física, hoje, contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, consideram-se fundamentais as atividades culturais de movimento com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, e sem possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Analise o trecho a seguir.
Essa abordagem tem, por paradigma, a aptidão física relacionada à saúde e por objetivos: informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios. Embora seus pressupostos e finalidades sejam semelhantes ao modelo biológico higienista que promovia a saúde por meio de atividades nas aulas de Educação Física, alguns aspectos distinguem esta proposição mais recente, conferindo-lhe um caráter renovado. Isto se deve principalmente à incorporação de certos princípios à proposta, como o da não exclusão.
(DARIDO e RANGEL,2005, p.16)
O trecho apresenta qual tendência/abordagem da Educação Física escolar?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três aspectos fundamentais: princípio da inclusão, princípio da diversidade e categoria de conteúdos. Sobre a categoria de conteúdos, assinale a alternativa que apresenta a afirmação CORRETA.