Filtrar


Questões por página:


Departamentalização é o agrupamento de atividades e correspondentes recursos humanos, financeiros, técnicos, materiais e equipamentos em unidades organizacionais, de acordo com critérios de homogeneidade especificados. O organograma, por sua vez, é a representação gráfica da estrutura organizacional. Diante disso, observe a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


O tipo de departamentalização apresentada no organograma acima é a

mostrar texto associado
Os termos centralização e descentralização são empregados em diferentes sentidos, sendo independentes, mas podem ser de caráter geográfico, funcional e decisório, sendo este último também denominado departamentalização.
No contexto da organização do trabalho, existe um processo que se inicia com a divisão das grandes áreas da empresa/órgão público em unidades menores, especializadas. Em seguida busca-se a divisão em setores, com o fim de agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação. Os objetivos deste processo são alinhar a estrutura organizacional, facilitar a supervisão e a coordenação, buscar o equilíbrio com uma dinâmica eficiente e melhorar os resultados. Estamos falando do processo de:
O tipo de departamentalização que apresenta como vantagem a maior comunicação entre as diferente unidades por causa da interdependência entre os processos organizacionais e, como desvantagem, a menor flexibilidade e capacidade de adaptação a mudanças tecnológicas e ambientais, é a departamentalização denominada:
O tipo de departamentalização que apresenta como vantagem a maior autonomia para a chefia de cada departamento em tomar decisões de acordo com as diferenças territoriais e melhor avaliação e percepção dos produtos e serviços em cada região e, como desvantagem, a duplicidade de esforços e de recursos e a menor coordenação interdepartamental caracteriza a departamentalização do tipo: