Filtrar


Questões por página:
A insuficiência cardíaca (IC) é um importante problema de saúde pública que tem acometido a população mundial, sobretudo os indivíduos com idade mais avançada. A IC é iniciada por danos ou estresse ao músculo cardíaco, gerando alterações graves e irreversíveis no organismo.

Sobre as características nutricionais e recomendações dietoterápicas na doença em questão, é correto afirmar que:
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição multifatorial que, atualmente, apresenta um aumento vertiginoso no número de casos.

Nesse contexto, sobre as condições fisiopatológicas relacionadas ao desenvolvimento da HAS, é correto afirmar que:
Em relação ao tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial, as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Hipertensão, Sociedade Brasileira de Nefrologia,2020) afirmam corretamente que
Um homem de 55 anos de idade, com hipercolesterolemia e alto risco para doença arterial coronariana, em acompanhamento no ambulatório de nutrição, apresentou nova revisão laboratorial que apontou que os objetivos para redução dos lipídeos sanguíneos não foram atingidos. As recomendações nutricionais para esse paciente serão:
A doença cardiovascular, manifestada por angina, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva e infarto do miocárdio, representa a maior causa de morbidade e mortalidade na sociedade ocidental atualmente. É uma doença multifatorial com etiologia complexa, cujos principais fatores de risco incluem hereditariedade, gênero masculino, tabagismo, pressão sanguínea elevada, obesidade e sedentarismo. Tais desordens são frequentemente associadas com resistência à insulina e outros distúrbios no metabolismo do carboidrato, os quais, juntos, constituem a síndrome metabólica, uma combinação de fatores de risco cardiovasculares que favorecem a doença cardiovascular. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.