Filtrar


Questões por página:
Causam uma alteração aleatória no DNA de uma única célula que no entanto, continua a reproduzir-se. Levam à transformação celular. Não apresentam limiar de dose. O dano pode ser causado por uma dose mínima de radiação. O aumento da dose somente aumenta a probabilidade e não a severidade do dano. A severidade é determinada pelo tipo e localização do tumor ou pela anomalia resultante. No entanto, o organismo apresenta mecanismos de defesa muito eficientes. A maioria das transformações neoplásicas não evolui para câncer. Quando este mecanismo falha, após um longo período de latência, o câncer então, aparece. A leucemia ~ 5-7 anos e os tumores sólidos ~ 20 anos. Os efeitos são cumulativos: quanto maior a dose, maior a probabilidade de ocorrência. Quando o dano ocorre em célula germinativa, efeitos hereditários podem ocorrer.
A informação refere-se à:
Assinale a alternativa CORRETA:
Sabe-se que a interação da radiação ionizante com o tecido vivo pode provocar a formação de radicais livres, que são espécies químicas altamente reativas, com elétrons não pareados. Esses radicais livres podem promover a peroxidação lipídica nas células ou reagir entre si. Quais os produtos dessa reação?
No dia 11 de março de 2011, o Nordeste do Japão foi atingido por um terremoto de 9,0 graus na escala Richter. O epicentro foi bem próximo ao litoral e a poucos quilômetros abaixo da crosta terrestre. Foi o maior terremoto de que se tem registro histórico a atingir uma área densamente povoada e com alto desenvolvimento industrial. A maior parte das construções e todas as instalações industriais com riscos de explosão e liberação de produtos tóxicos ao meio ambiente, tais como refinarias de óleo, depósitos de combustíveis, usinas termelétricas e indústrias químicas localizadas na região atingida, colapsaram imediatamente, causando milhares de mortes e dano ambiental ainda não totalmente quantificado. Mas as 14 usinas nucleares das três centrais da região afetada resistiram às titânicas forças liberadas pela natureza. Todas desligaram automaticamente e se colocaram em modo seguro de resfriamento com diesel-geradores, após ter sido perdida toda a alimentação elétrica externa. A onda gigante (Tsunami) que se seguiu ao evento inviabilizou todo o sistema diesel de emergência destinado à refrigeração de 4 reatores da Central Fukushima-Daiichi e os levou ao status de grave acidente nuclear, com perda total dos 4 reatores envolvidos, devido ao derretimento do núcleo dos reatores e com liberação de radiatividade para o meio ambiente após explosões de hidrogênio, porém sem vítimas, devido ao acidente nuclear (Fonte: Eletrobrás).
Diante do texto, percebe-se que não houve vítimas decorrentes do acidente nuclear, devido ao plano de emergência nuclear rapidamente mobilizado no momento em que o país estava devastado. Se os indivíduos fossem expostos à grande dose de radiação (acima de 1000 Rem), os mesmos poderiam ser acometidos por quais síndromes da radiação?
Em relação aos efeitos biológicos causados pelas radiações ionizantes, de acordo com a publicação ICRP-2007, anexo A, como são denominados os danos nos tecidos ou órgãos que resultam de morte celular em grande número?
Na interação das radiações ionizantes com os tecidos, parte dos efeitos biológicos ocorre devido à formação de radicais livres, que danificam moléculas de DNA. O evento que é causa dessa formação de radicais livres é