Filtrar


Questões por página:
“A religião é um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano. Toda cultura ou civilização, sem exceção, desenvolveu um sistema religioso, fosse ele mais elementar, como as religiões dos povos nativos da América e da Oceania, fosse mais complexo, como as religiões abraâmicas (derivadas do patriarca Abraão) médio-orientais: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo."

Sobre o fenômeno religioso, analise as afirmativas a seguir:

I. Após o advento das ciências humanas especializadas, como a antropologia, a sociologia, a história e a psicologia, muitos investigadores vêm tentando explicar o fenômeno religioso e, grosso modo, definir o que é a religião.
II. Filósofos alemães do século XIX Friedrich Nietzsche e Karl Marx e o francês Auguste Comte, manifestaram-se como absolutamente avessos à ideia de religião e à existência de uma realidade transcendente, isto é, uma realidade que está para além desse mundo, do mundo físico, material, corpóreo.
III. Pensadores, como o sociólogo Émile Durkheim e o estudioso de mitologia e simbologia Mircea Eliade buscaram entender a religião de forma mais objetiva, procurando entender o funcionamento de noções como o sagrado, o profano, o mito, as imagens, os símbolos religiosos, bem como as práticas rituais, como o sacrifício.
IV. Nas sociedades primitivas e também nas grandes civilizações antigas, a manifestação do sagrado, isto é, da ação dos deuses ou de um Deus único (a depender da religião) no mundo, é o que provoca a reunião, a agregação dos indivíduos, que procuram a transcendência e respostas para problemas fundamentais, como a morte.

Estão CORRETAS:
Para Durkheim (1858 – 1917), os indivíduos se percebem como membros de uma sociedade graças uma forma de constrangimento externo que ele denominou solidariedade. As relações numa indústria atual é um exemplo de solidariedade orgânica porque
mostrar texto associado
A partir das ideias abordadas no texto acima, julgue o item.

Durkheim acreditava que a relação entre os membros de uma sociedade não é fruto exclusivamente dos aspectos físicos de um dado espaço geográfico; a sociedade estaria fundamentada no ideal moral. A religião, por conseguinte, seria um fundamento social, pois, em seu bojo, seriam reafirmados tais valores e crenças.
“Portanto, a sociedade não é, como se acreditou com frequência, um acontecimento estranho à moral ou que tem sobre ela apenas repercussões secundárias; é, ao contrário, sua condição necessária. Não é uma simples justaposição de indivíduos que trazem, ao entrar, uma moralidade intrínseca; mas o homem só é um ser moral porque vive em sociedade, pois a moralidade consiste em ser solidário de um grupo e varia de acordo com essa solidariedade”.
Considerando as reflexões de Émile Durkheim sobre a solidariedade social, avalie as seguintes afirmações:
I. Nas sociedades em que os sentimentos coletivos retratam os sentimentos de todos os indivíduos, é possível verificar uma solidariedade por similitudes.
II. Nas sociedades complexas, compostas por múltiplos segmentos que realizam funções sociais úteis, predomina uma solidariedade orgânica.
III. A vida individual nasce da vida coletiva e só é possível a partir de determinados desenvolvimentos da solidariedade social.
É correto o que se afirma.
Considerando o conceito de fato social de Émile Durkheim, conforme desenvolvido em sua obra As regras do método sociológico, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos e exercem sobre eles uma força de coerção.
PORQUE
II. São gerais em todas as sociedades independentemente de sua história e organização social.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que