Filtrar


Questões por página:
As coberturas em estrutura metálica desempenham um papel essencial na construção civil, sendo utilizadas desde em residências até em grandes estabelecimentos comerciais e plantas industriais, oferecendo uma combinação eficiente de leveza, resistência e celeridade na execução. Com relação aos requisitos a serem atendidos pelas estruturas metálicas de cobertura, analise as afirmativas a seguir.


I. Coberturas com inclinação inferior a 5% devem ser verificadas para que a água da chuva não venha a se acumular em poças em decorrência do deslocamento da estrutura.


II. Deve ser prevista nas coberturas uma sobrecarga característica mínima de 2,5kN/m² devida às instalações elétricas, hidráulicas, de isolamento térmico e acústico e de pequenas peças eventualmente fixadas.


III. Os deslocamentos máximos de terças de coberturas em estruturas metálicas não devem ultrapassar L/350 (onde L é o vão da terça entre apoios).


Está correto o que se afirma em:
No projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto, cada pilar do edifício deve ser efetivamente travado por meio de escoras (contenções) horizontais em pelo menos duas direções, de preferência ortogonais, em cada nível suportado por esse pilar. No caso de coberturas ou pisos sem lajes de concreto, as escoras dos pilares de extremidade e suas respectivas ligações devem ser dimensionadas para as ações de cálculo e também para suportar uma força de compressão e de tração de cálculo, que não deve ser adicionada a outras ações, de pelo menos
Sobre estruturas de aço soldadas, na NBR 8800 encontram-se considerações de forças resistentes de cálculo de soldas. Assinale a alternativa incorreta em relação aos tipos de soldas.

Para que os elementos de ligações (enrijecedores, chapas de ligação, cantoneiras e consolos) em estruturas metálicas sejam fixados, são utilizados meios de ligação, como soldas, parafusos, barras redondas rosqueadas e pinos. Sobre as soldas, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A área efetiva das soldas de penetração total e parcial deve ser calculada como a diferença entre o comprimento efetivo da solda e a espessura da garganta efetiva.


( ) O comprimento efetivo de uma solda de penetração total e parcial é igual ao seu comprimento real, o qual deve ser igual à largura da parte ligada.


( ) A espessura da garganta efetiva de uma solda de penetração total deve ser tomada igual à maior das espessuras das partes soldadas.


( ) Não podem ser usadas soldas de penetração parcial em emendas de peças fletidas.


( ) Quando forem usadas somente soldas de filete longitudinais nas ligações extremas de chapas planas tracionadas, o comprimento de cada filete não pode ser maior que a distância transversal entre eles.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

As estruturas metálicas imprimem maior produtividade e velocidade construtiva aos projetos, podendo ser utilizadas tanto em edificações urbanas quanto em grandes pontes e estádios de futebol. Os principais meios de ligação utilizados entre os elementos de aço são soldas, parafusos e barras roscadas, como chumbadores. A solda permite uniões com geometrias complicadas e garante a perfeita continuidade das peças. Por ser uma ligação, exige uma mão de obra qualificada e normalmente é um método mais utilizado em fábricas do que em canteiros de obras.


Sobre soldas de penetração total e parcial, é INCORRETO afirmar que: