Filtrar


Questões por página:
Joseja e Marcos procuram o serviço de assistência na ESF próximo a sua residência, relatando que seu filho de 10 meses ainda não consegue segurar a cabeça, ficar sentado.
Com base no desenvolvimento neuropsicomotor normal de uma criança de três a quatro meses .
Julgue as assertivas abaixo.
I. Brinca com as mãos e torna-se capaz de realizar movimentos mais simétricos. II. Ouvindo ruídos, a criança para de mover logo para a fonte geradora. III. Já se senta sem apoio das mãos por algum tempo (momentaneamente). IV. O reflexo de marcha ainda encontra crianças nessa faixa etária de idade.
Marque a alternativa CORRETA:
O fisioterapeuta especialista em cardiorrespiratória, neonatologia ou intensivista é capacitado para:

I. Facilitar e melhorar a ventilação alveolar do prematuro, a partir da avaliação do estado geral do recém-nascido, das análises dos parâmetros ventilatórios e exames complementares (raio-X de tórax e gasometria arterial).

II. Planejar e atuar com técnicas que promovam a reexpansão das unidades alveolares previamente fechadas, a fim de minimizar o tempo de ventilação mecânica e de internação na UTIN, além da morbidade associada a estes fatores, averiguando sempre o risco-benefício do tempo de manipulação.

III. Através da fisioterapia, promover a diminuição dos sinais do desconforto respiratório e suas complicações, através da drenagem das secreções dos pulmões e a melhora da ventilação, prevenindo e revertendo atelectasias, hipóxia, hipercapnia, com manutenção da permeabilidade do sistema cardiorrespiratório.

IV. Aperfeiçoar a função respiratória através da manutenção das vias aéreas permeáveis, favorecendo as trocas gasosas e uma adequada relação ventilação-perfusão.

Estão CORRETAS:
É o nome dado à malformação das articulações do bebê, ocasionando limitação de movimento e menor força muscular. Nesse quadro, o bebê tem dificuldade em mover as articulações devido a uma contratura. Normalmente, as articulações não se desenvolvem, a cápsula articular (membrana que envolve as articulações) se torna fibrosa e espessa, dificultando os movimentos. Além disso, os tendões se tornam fibrosos e o músculos ficam atrofiados e desenvolvem infiltrações de gordura. Tudo isso faz com que a criança não consiga mover as articulações que estão com este dano.

O conceito do texto acima refere-se à:

Assinale a alternativa CORRETA:
A fisioterapia pediátrica é uma especialidade da fisioterapia que trata de recém-nascidos e crianças até o período da puberdade. Ela atua no tratamento de desordens multifatoriais, causadas por patologias congênitas ou adquiridas, nascimento prematuro ou alterações genéticas. Entre os principais problemas que necessitam do trabalho de um fisioterapeuta pediátrico, estão:
I. Paralisia cerebral. II. Espinha bífida. III. Distrofia Muscular de Duchenne. IV. Síndrome de Down. V. Doenças respiratórias.
Estão CORRETAS:
A população infantil é um dos grupos etários mais vulneráveis e como uma grande parte das doenças pediátricas requer a atuação da fisioterapia, cabe a fisioterapia pediátrica fomentar o desenvolvimento de diversas habilidades nas crianças. O fisioterapeuta pediátrico estará sempre em busca de proporcionar a independência da criança, para que esta esteja em melhoria constante a cada fase do tratamento. E assim a criança desenvolva habilidades motoras e cognitivas da forma correta e no tempo esperado. Esse “tempo esperado” segue margens de normalidades esperadas a cada fase, ou seja, pode variar de criança para criança. De toda forma, existe um tempo máximo para cada situação ocorrer.

I. A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida.
II. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses.
III. O sentar sozinho aos seis meses.
IV. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha.
V. Aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé.
VI. Em 10 meses, a criança começa a andar livremente.

Estão CORRETOS: