Filtrar


Questões por página:
O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos. A hiperglicemia persistente está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento de morbidade, redução da qualidade de vida e elevação da taxa de mortalidade.

Sobre o aspecto laboratorial desse distúrbio, assinale a alternativa CORRETA:
Inúmeras enzimas são clinicamente úteis para o reconhecimento e monitoramento de determinados processos patológicos.
Aspartato transaminase (AST) e alanina aminotransferase (ALT) são encontradas em muitos órgãos, mas, se se encontram elevadas, a sugestão é de dano
A ureia é um produto da degradação do metabolismo dos aminoácidos produzidos a partir da amônia no ciclo da ureia hepática.
A ureia é filtrada pelos glomérulos e reabsorvida nos dutos coletores juntamente com a água, sob a influência de
O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo, sendo ele de vital importância para o bom funcionamento do organismo. As lesões nos hepatócitos são detectadas através da mensuração das enzimas hepáticas, fornecendo informações da extensão, magnitude e curso da lesão. Sobre as provas da função hepática, assinale a alternativa correta.
A detecção de glicose em amostras de urina é de grande importância clínica e pode ser realizada através da utilização da fita reagente. Qual é o mecanismo apresentado pela fita que detecta esse metabólito?