Filtrar


Questões por página:
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, realiza sua ação profissional no âmbito das políticas socioassistenciais, na esfera pública e privada. Neste sentido, desenvolve atividades na abordagem direta da população que procura as instituições e o trabalho do profissional e por meio da pesquisa, da administração, do planejamento, da supervisão, da consultoria, da gestão de políticas, de programas e de serviços sociais:
I. O surgimento do Serviço Social está intrinsecamente relacionado com as transformações sociais, econômicas e políticas do Brasil nas décadas de 1930 e 1940, com o projeto de recristianização da Igreja Católica e a ação de grupos, classes e instituições que integraram essas transformações. II. O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. III. A atuação do assistente social realiza-se em organizações públicas e privadas e em diferentes áreas e temáticas, como: proteção social, educação, programas socioeducativos e de comunidade, habitação, gestão de pessoas, segurança pública, justiça e direitos humanos, gerenciamento participativo, direitos sociais, movimentos sociais, comunicação, responsabilidade social, dentre outros. IV. O assistente social busca a inclusão social e a participação das classes subalternas, por meio de formas alternativas e estratégicas de ação. Pois procura conhecer a realidade em que atua e possuir compromisso ético com a classe trabalhadora e com a qualidade dos serviços prestados. V. O surgimento e desenvolvimento do Serviço Social como profissão é resultado das demandas da sociedade capitalista e suas estratégias e mecanismos de opressão social e reprodução da ideologia dominante.
Estão CORRETAS:
De acordo com Faleiros (2002), são três dimensões que articulam o objeto do Serviço Social no contexto econômico, político e cultural dos anos de 1930:
No que se refere aos fundamentos históricos e teórico/metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade, é correto afirmar que
Leia a afirmativa a seguir.

O que se poderia considerar como protoformas do Serviço Social, como hoje é entendido, tem sua base nas obras e instituições que começam a surgir após o fim da __________ Guerra Mundial. Caracteriza esse momento, no plano externo, o surgimento da primeira nação _______ e a efervescência do movimento popular operário em toda a Europa, fazendo surgirem e se multiplicarem na Europa, as escolas de Serviço Social. No plano interno, os grandes movimentos operários de ________ a _______ tornaram patente para a sociedade a existência da questão social e da necessidade de procurar soluções para resolvê-la, senão minorála.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
Leia a afirmativa a seguir.

Na História do Serviço Social, a demanda por uma formação técnica especializada da profissão crescentemente terá no(a) __________ seu setor mais dinâmico, ao mesmo tempo em que passará a regulamentá-la e incentivá-la, institucionalizando sua progressiva transformação em profissão legitimada dentro da divisão social-técnica do trabalho.

Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.