Filtrar


Questões por página:
Sendo a hanseníase uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) Acomete exclusivamente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos.

( ) É transmitida por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível com um doente com hanseníase que não está sendo tratado.

( ) Áreas da pele, ou manchas hipocrômicas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade ao calor e/ou dolorosa, e/ou ao tato, são alguns dos principais sinais e sintomas da doença.

( ) Na hanseníase indeterminada (multibacilar), a lesão de pele geralmente é única, mais clara do que a pele ao redor, sem alteração de relevo, apresentando bordas mal delimitadas, e é seca.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Considere o caso a seguir:


Paciente do sexo masculino,32 anos, servente de obra. Vem ao ambulatório com queixa de lesão com alteração de sensibilidade (“mancha dormente”) na pele. Ainda à anamnese, nega outra pessoa da família com doença de pele e afirma que essa mancha apareceu há mais de seis meses e que não altera quando à exposição solar diária. É procedente de área endêmica para Hanseníase.

Exame Físico: Altura: 1.78m - Peso: 78kg - PA: 130/75mmHg

- Cor: parda.

Exame dermatológico: Pele íntegra em quase toda a extensão do tegumento, exceto por apresentar calosidades importantes localizadas em ambas as mãos, inclusive com fissura na mão direita. Há lesão hipocrômica localizada na face posterior e interna da mão direita, com limites externos imprecisos. Nega dor, prurido, queixando-se de leve e ocasional formigamento no local. Não há descamação.


Com base no caso, assinale a alternativa correta.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae que infecta os nervos. A doença acomete principalmente os nervos superficiais da pele e os troncos nervosos periféricos, mas também pode afetar os olhos e órgãos internos. Sobre a abordagem da hanseníase, assinale a alternativa CORRETA.
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Em relação ao diagnóstico, sinais, sintomas, transmissão e formas de tratamento da hanseníase na Atenção Primária a Saúde (APS), NÃO é correto afirmar:
“Doença crônica granulamatosa e infecciosa com capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), mas com baixa patogenicidade. O homem é reconhecido como a única fonte desta infecção, embora tenham sido identificados animais naturalmente infectados. O agente etiológico é um parasita intracelular obrigatório, um bacilo álcool-ácido resistente”. (BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica, 2005).
A doença descrita acima é: