Filtrar


Questões por página:
A psicologia experimental é uma área científica que estuda a mente por meio da experimentação. Portanto, são avaliadas várias questões relacionadas à psique humana com o suporte da manipulação, observação e variáveis que impactam e influenciam os indivíduos.
Sobre os princípios da Psicologia Experimental, analise os itens a seguir:

I. O determinismo diz respeito à suposição de que qualquer estado de um objeto ou evento é determinado por eventos anteriores. Isso significa que os fenômenos comportamentais ou mentais são expressos em termos de causa e efeito.
II. Através do empirismo, os seres humanos só são capazes de avaliar o que pode ser observado, pois são as experiências atreladas aos sentidos que dão origem ao conhecimento. Dessa forma, só se pode estudar aquilo que é observável e o empirismo requer que as hipóteses e teorias se diferenciem das observações do mundo natural.
III. A Parcimônia o foco é na simplicidade, o que significa que quando houver duas teorias diferentes, os pesquisadores devem priorizar a mais simples.
IV. Probabilidade, este princípio afirma que as hipóteses e teorias devem ser comprovadas com o passar do tempo, caso contrário, não será considerada válida. A probabilidade diz respeito aquilo que é verdadeiro e falso em uma teoria, sendo utilizadas observações para confirmar se a hipótese está ou não correta.

Assinale a alternativa CORRETA:
(Concurso Milagres/2018) Para romper com sua tradição filosófica e adquirir o status de ciência, a psicologia deveria possuir um objeto de estudo específico, observável e mensurável. A psicologia científica nasce, quando passa a atender aos padrões científicos da época e preconiza uma psicologia “sem alma”. Essa psicologia científica perpassou por escolas até que as abordagens teóricas se estabelecessem. Seriam estas escolas:
(Concurso Milagres/2018) Sobre a história da psicologia moderna, analise as afirmativas abaixo. I. É atribuída a “fundação” da Psicologia experimental ao alemão Wilhelm Wundt. Ele Tentava demarcar um “novo domínio da ciência”. Ficando conhecido por seus experimentos em Leipzig, embora o berço de seus estudos tenha se dado em Heidelberg. II. John Locke concordava que tínhamos “faculdades inatas”, como a capacidade de raciocínio, mas não aceitava a opinião de descartes de que as ideias pudessem ser consideradas produtos inatos. Seriam, pois, resultante da experiência. Neste sentido, nasceríamos como uma folha de papel em branco. III.A contribuição de Darwin à psicologia foi a teoria da evolução, a qual promoveu entre os psicólogos norte-americanos um modo de pensar que acabou por chamar-se estruturalismo. IV. E. B. Titchener considerava a análise da consciência em seus elementos estruturais fundamentais. A psicologia seria, para este estudioso, a ciência da estrutura da mente humana. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS.
(Concurso Milagres/2018) A psicologia tem suas raízes na filosofia. Mesmo 2300 anos antes do advento da psicologia, já ocorriam as primeiras tentativas de sistematizá-la. Neste período, podemos destacar o importante pensador que assim como seus predecessores que postulavam sobre a Psiché, ampliou este cenário de discussões chegando a estudar a razão, a percepção e as sensações.
Leia as afirmativas abaixo:
I. A abordagem existencialista de Jean-Paul Sartre permite refletir sobre as possibilidades de atuação da Psicologia a partir de uma concepção histórico-dialética de homem, segundo a qual o sujeito só pode ser compreendido mediante sua história individual e seu contexto social e cultural.
II. Para o existencialismo, o homem é um ser-no-mundo (Sartre,1978a), o que significa que ele é dotado de um corpo e de uma consciência, através dos quais se relaciona com o meio, estabelecendo relações que caracterizam sua existência. A partir do estabelecimento das relações com os outros, que medeiam suas relações com as coisas, com o tempo e com seu próprio corpo, o homem tem a possibilidade de construir sua personalidade, de essencializar-se.
III. Para a abordagem existencialista os seres humanos são seres sociais por excelência. A estrutura social em que o indivíduo está inserido fornece o horizonte no qual encontrará os parâmetros para construir sua singularidade, apropriando-se ativamente de um conjunto de práticas sociais, de valores, de conhecimentos, de ideologias e de afetos histórica e culturalmente constituídos.
IV. Para Sartre (1978b), o homem define-se pelo seu projeto. Esse ser material supera perpetuamente a condição que lhe é dada; revela e determina sua situação, transcendendo-a para objetivar-se, pelo trabalho, pela ação ou pelo gesto (p.177), possibilitando-lhe estar sempre lançado para um determinado futuro.
Assinale a alternativa correta: