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Entende-se que a obra de Roberto Burle Marx é referência para, a partir dela, situar outras obras, de outros paisagistas, inclusive abordando projetos situados fora do eixo Rio – São Paulo, que predominaram em outros trabalhos sobre a arquitetura paisagística brasileira até então. Esta atuação, tornou-se mais evidente com os desdobramentos da Semana de 22, desembocando na formação da corrente modernista brasileira, para então entrar na atuação de Burle Marx. Em Recife (1934 – 1937), Burle Marx pode materializar sua visão inovadora de paisagismo, utilizando espécies nativas brasileiras, até então vistas como “mato”, dispostas sobre um novo desenho, resultado da visão artística que consolidava o surgimento do jardim moderno brasileiro, onde desenho e vegetação tinham a mesma importante dimensão. A partir disso, nosso paisagismo deixar para trás as influências europeias, adquirindo personalidade própria. Aponte nas opções abaixo as importantes obras de Burle Marx em Recife:
A Igreja de São Francisco localizada no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer tem na sua solução formal da cobertura um arco parabólico. Ela foi inaugurada em 1943 e faz parte do projeto arquitetônico da Pampulha encomendado pelo prefeito de Belo Horizonte na época, Juscelino Kubitschek. Tombada pelo Iphan em 1947, destacou-se como o primeiro monumento moderno a receber proteção federal no país. Distante dos elementos sacros tradicionais, repleta de curvas ousadas e inovadoras para a época, permaneceu fechada por vários anos e, somente em 1959, o pequeno templo pode ser aberto à comunidade.
O uso do concreto armado a partir da criação das curvas e arcos propostos por Niemeyer, não só causaram espanto e curiosidade à comunidade religiosa, como também, possuem importante função técnica acústica.
Tomando o texto anterior como base de informação, e considerando conhecimento prévio sobre acústica, aponte de que maneira as curvas e os arcos contribuem acusticamente no exemplo acima:
A teoria da paisagem urbana para análise e projetos tem sido muito utilizada ao longo dos anos como metodologia de desenho urbano. A análise visual é um método que demostra preocupação pelos aspectos visuais do ambiente. Sobre esse método, assinale a alternativa INCORRETA.

O jardim residencial contemporâneo brasileiro é sinônimo de diversidade formal, havendo uma mistura de gostos, que leva a uma construção e concepção alinhadas, basicamente, de três correntes.


Correlacione as correntes, listadas a seguir, às suas respectivas características.


1 - Pós-moderna.

2 - Neoeclética.

3 - Neomoderna


( ) uso exclusivo da vegetação nativa e tropical utilizada para a constituição de diferentes subespaços, caracterizados por certo despojamento formal .

( ) mistura formal e de elementos construtivos, em elementos subdivididos em ambientes diversos, quase “colagens”, podendo se encontrar ao lado de elementos clássicos.

( ) caráter nitidamente cenográfico, se baseia na construção idealizada de um espaço temático, onde a vegetação tropical fica relegada a segundo plano.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

O Projeto de Burle Marx para os jardins do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, considerados marcos modernistas do paisagismo brasileiro, caracterizavam-se pela valorização da(s)