Filtrar


Questões por página:
Segundo o Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, que Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, em seu artigo art.6º, “São diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida:
I. Oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional,
II. Estimular a viabilização da oferta de escolas ou classes bilíngues de surdos aos educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva, outras deficiências ou altas habilidades e superdotação associadas.
III. Garantir, nas escolas ou classes bilíngues de surdos, a libras como parte do currículo formal em todos os níveis e etapas de ensino e a organização do trabalho pedagógico para o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
IV. Priorizar a participação do educando e de sua família no processo de decisão sobre os serviços e os recursos do atendimento educacional especializado, considerados o impedimento de longo prazo e as barreiras a serem eliminadas ou minimizadas para que ele tenha as melhores condições de participação na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Estão CORRETAS:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:
Assinale a alternativa INCORRETA:
A importância do profissional de Psicopedagogia, como um atuante no contexto da inclusão escolar favorece a discussão e organização da escolarização destes sujeitos, as batalhas sociais e familiares, para poder assim, chegar a uma educação na perspectiva inclusiva.

Sobre o processo de inclusão, analise os elementos da ilustração e atribua a sua representação:


Imagem associada para resolução da questão
Analise a afirmativa. Os docentes, técnicos administrativos e colegas dos estudantes com deficiência física podem favorecer a inclusão deles através das seguintes ações:
I. Oferecer ajuda e aguardar que o estudante com deficiência física diga como proceder.
II. Organizar a sala de aula, preferencialmente em semicírculo, permitindo a mobilidade do estudante em cadeira de rodas.
III. Procurar sentar-se, durante conversas longas, ficando no mesmo nível do olhar do estudante usuário da cadeira de rodas.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S)
Para uma Educação Inclusiva, as barreiras existentes no recinto escolar precisam ser superadas pelos seus atores, profissionais, alunos, pais, agentes da comunidade e parceiros. Uma das barreiras é gerada pelo comportamento dos indivíduos, impedindo o acesso de outras pessoas a algum local, quer de modo intencional ou não, podendo ser resolvido com conscientização e diálogo. A superação dessa barreira está atrelada à inexistência de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações. (enquanto resultado de programas e práticas de sensibilização e de consciencialização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana). Essa é chamada de barreira