Filtrar


Questões por página:
A leitura prévia e as análises de estrutura e evolução permitirão extrair mais informações do demonstrativo de Balanço Patrimonial e da Demonstração dos Resultados, assim como de outros demonstrativos contábeis de acordo com a Lei nº 11.638/2007 e nº 11.941/2009. As demonstrações contábeis, a exemplo do Balanço Patrimonial e a da Demonstração dos Resultados, além de demonstrarem a estrutura, trazem informações importantes sobre a situação e o histórico da empresa, informações estas que podem ser encontradas a partir de uma leitura prévia e também com base em análises. Para identificar a situação econômico-financeira, entretanto, utilizam-se indicadores financeiros. No quadro a seguir, apresentam-se os indicadores financeiros de uma empresa. Analise-os, relacionando-os às afirmações a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
Indicadores financeiros 20X2 Índice de liquidez corrente 0,83 Grau de endividamento total 0,72 Grau de imobilização 1,08 Capital de giro líquido $ –13.000,00
( ) O índice de liquidez corrente demonstra a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo com os recursos realizáveis no curto prazo. Em 20X2, a empresa demonstra ter liquidez suficiente para honrar com os seus compromissos de curto prazo. ( ) O grau de imobilização demonstra se a empresa tem realizado investimentos fixos com recursos de longo prazo que são os mais apropriados. Em 20X2, este indicador demonstra que a empresa utilizou fontes apropriadas para realizar seus investimentos fixos. ( ) O capital de giro líquido demonstra o montante de capital de giro existente na empresa. Em 20X2 a empresa possuía $13.000 de capital de giro próprio. ( ) O grau de endividamento total demonstra o comprometimento do capital próprio da organização em relação as suas obrigações de longo prazo. Em 20X2, indica que a empresa teve uma boa gestão de suas dívidas, pois está abaixo de 1,00.
A sequência está correta em

Relativamente à análise econômico-financeira de empresas, julgue o item a seguir.


Considere que, ante uma receita operacional líquida de R$ 40 milhões, uma empresa obtém lucro operacional líquido de 6%, e que, nesse mesmo momento, seu retorno sobre investimentos é de 20%. Nesse caso, o ativo operacional médio da empresa supera R$ 15 milhões.

Os índices, resultado da comparação entre grandezas, estabelecem a relação entre contas ou grupo de contas das demonstrações contábeis, visando evidenciar determinado aspecto da situação econômico-financeira de uma empresa. Os índices, portanto, servem como termômetro na avaliação da “saúde financeira” da empresa.
PORQUE
No sentido de agregar consistência à análise, esses índices não devem ser considerados isoladamente, mas sim sob o aspecto dinâmico e dentro de contexto mais amplo, onde outros indicadores e variáveis devem ser ponderados de forma conjugada.
Considerando o enunciado acima, pode-se dizer que:

Acerca de administração financeira, julgue o item seguinte.


O capital circulante líquido (CCL) reflete a liquidez das empresas, com base na relação risco-retorno: quanto maior o CCL de uma empresa, menores a sua liquidez e rentabilidade.

Julgue o item seguinte, a respeito de gestão financeira.


A realização da análise financeira de uma empresa visa mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio e o retorno de investimentos.