Filtrar


Questões por página:
A industrialização brasileira pode ser caracterizada como um processo tardio, que se desenvolveu a partir do final do século XIX e início do século XX, impulsionado pelo capital oriundo da cafeicultura. Sobre as fases da industrialização do Brasil, é CORRETO afirmar que:


I. Primeira fase: de 1500 a 1808, quando os engenhos de açúcar eram predominantes.

II. Segunda fase: de 1808 a 1929, quando as primeiras manufaturas foram abertas no país.

III. Terceira fase: de 1930 a 1955, compreende o período da substituição das importações e da maior diversificação do parque industrial brasileiro, com a criação de importantes indústrias de base e do maior investimento em infraestrutura.

IV. Quarta fase: teve início em 1956 e é marcada pelo maior ingresso do capital estrangeiro no país, com a internacionalização da economia e a indústria brasileira ganhando força a partir do final do século XX.

Está(ão) CORRETA(S):
A indústria nas duas últimas décadas vem se renovando, com novos equipamentos, lógicas e principalmente produtos. Porém, com os dados da economia do Brasil e do mundo, percebe-se, claramente, que estamos em um processo de
A partir da década de 1990, intensificou-se no Brasil o processo de desconcentração industrial, ou seja, muitas indústrias deixaram áreas tradicionais e instalaram unidades fabrls em novos espaços na busca de vantagens econômicas, como menores custos de produção. Um dos fatores responsáveis pelo processo de dispersão espacial da indústria, no Brasil, é:
A partir da década de 1990, intensificou-se no Brasil o processo de desconcentração industrial, ou seja, muitas indústrias deixaram áreas tradicionais e instalaram unidades fabris em novos espaços na busca de vantagens econômicas, como menores custos de produção. Um dos fatores responsáveis pelo processo de dispersão espacial da indústria, no Brasil, é:

Em uma palestra sobre as atividades industriais na Amazônia, um grupo de militares recebeu a seguinte informação:

“A indústria apareceu na Amazônia sob a forma de enclaves, estabelecidos a partir de incentivos federais ou para explorar recursos minerais. A Zona Franca nasceu em 1967, sob a supervisão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e tornou-se o mais importante enclave industrial da região”. (MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio,2012, p.310).

A instalação da Zona Franca em Manaus teve como principal meta: