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Questões por página:

Considerando os instrumentos de trabalho do Assistente Social, atribua:

1. Para Laudo Social.

2. Para Parecer Social.

3. Para Relatório Social.


( )Informações a respeito de encaminhamentos, triagens e fatos novos que surgirem; Situações emergenciais, de forma breve, para posterior aprofundamento; Acompanhamentos que necessitarem de intervenção direta do profissional; Descrição do que foi observado em cada visita domiciliar.

( )Introdução, contendo objetivos e a demanda judicial; Identificação de todos os envolvidos; Metodologia utilizada para sua elaboração; Relatório, mencionando o contexto histórico da demanda avaliada, bem como seu estado social; Conclusão com uma síntese da situação, análise crítica e posicionamento final do profissional.

( )Deve ter uma descrição sucinta, conclusiva e indicativa. Precisa trazer, de forma breve, uma análise contextual, expectativas para o futuro e sugestões de como enfrentar a situação de risco ou vulnerabilidade constatada. Como instrumento de trabalho do assistente social, é de extrema importância, pois, além de reforçar sua identidade profissional, é um dispositivo de viabilização de direitos e de transformação social.


Assinale a sequência CORRETA:


Na atuação profissional, o assistente social utiliza estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção. Conforme o CFESS (2008), o(a) __________________ é um instrumento que trata de exposição e manifestação sucinta, em que se enfoca objetivamente a questão ou situação social analisada, baseado em fundamentos teóricos, éticos e técnicos, inerentes ao serviço social, portanto, fundamentado em estudo rigoroso, e de caráter conclusivo ou indicativo.


Assinale a alternativa que contém o termo que preenche corretamente a lacuna no trecho acima.

Para Yolanda Guerra (2007), precisa-se compreender a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social como uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais. Nesse contexto, a instrumentalidade constitui uma

Ao realizar uma análise sobre a abordagem grupal e sua operacionalização com famílias pobres, Guimarães (2002) utiliza uma técnica de grupo, de Pichon-Rivière, que é centrada na tarefa. A denominação dada a este tipo de grupo é:
O argumento “ambas são construídas por meio de escuta e análise de demandas de ajuda, entrevistas, análises de discursos, interpretações, devoluções, observação, reflexões, criação coletiva de conceitos e de articulações teóricas que, por sua vez, atuam sobre novas escutas, observações, intervenções, teorizações” (MATA MACHADO,2010, p.176) se refere às noções de: