Filtrar


Questões por página:
As necessidades das crianças de 0 a 6 anos são:


I. Crianças de 0 a 1 ano necessitam: - proteção para perigos físicos; - cuidados de saúde adequada; - adultos com os quais desenvolvem apego; - adultos que entendam e respondam a seus sinais; - coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar; - oportunidades para explorar o mundo; - estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.


II. Crianças entre 1 e 3 anos necessitam todas as condições acima e mais: - apoio na aquisição de novas habilidades motoras, de linguagem e pensamento; - oportunidade para desenvolver alguma independência; - ajuda para aprender a controlar seu próprio comportamento; - oportunidades para começar a aprender a cuidar de si próprias; - oportunidades diárias para brincar com uma variedade de objetos.


III. Crianças entre 3 e 6 anos (e acima desta idade) necessitam todas as condições acima e mais: - oportunidade para desenvolver habilidades motoras finas; - encorajamento para exercitar a linguagem, através da fala, da leitura, e do canto; - atividades que desenvolvam um senso de competência positivo; - oportunidades para aprender a cooperar, ajudar, compartilhar; - experimentação com habilidades de pré-escrita e pré-leitura.



Está(ão) CORRETO(S):
Quanto as atividades de rotina das crianças, acompanhadas e registradas pelo Auxiliar de Creche, analise os itens a seguir:

I. Café da manhã – opções: “comeu” / “não comeu” / “comeu pouco”.

II. Sono – opções: “dormiu” / “não dormiu”.

III. Evacuação – opções: “fez” / “não fez”.

IV. Atividades para a coordenação motora fina – opções: “Inicial” / “Elementar” / “Maduro”.

V. Atividades para a coordenação motora grossa – opções: “Inicial”. / “Elementar” / “Maduro”

VI. Socialização – opções: “brincou com os colegas” / “não brincou”.


Estão CORRETOS:
No diagnóstico, é INCORRETO afirmar que o jogo é um(a)
Brincadeiras no espaço interno e externo da instituição infantil, roda de história e de conversas, ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música, atividades diversificadas ou ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, para uso individual ou em grupos e cuidados com o corpo são exemplos de atividades que respondem às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma frequência regular, diária ou semanal, e, em cada grupo de crianças, depende das prioridades elencadas a partir da proposta curricular, dentro da organização do tempo na educação infantil. Essas tarefas são chamadas de
A criatividade nas aulas de educação física para as crianças possui um contexto amplo e capaz de criar vivências corporais de grandes ensinamentos e aprendizagens. O professor deve estar atento ao processo de criação das crianças, dando-lhes espaços para as novidades e invenções, sinal de prazer e descoberta através do movimento corporal. Atrelada a isto, a questão organizacional e de planejamento também se faz necessária, porém, um aspecto inerente às crianças que não pode ser negligenciado nesse período e deve ser explorado pelo professor é, justamente, o aspecto que nutri a criatividade. Estamos nos referindo à fantasia (símbolo) que se revela através da