Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Art.2º da Resolução CFF nº 605, de 17 de março de 2021, “Cabe ao Fonoaudiólogo na Educação realizar ações como as descritas a seguir, entre outras:

I. Promover ações com os profissionais envolvidos no acompanhamento dos educandos, para garantir a flexibilização, adaptação e temporalidade curricular, favorecendo a comunicação em prol da melhoria do ambiente organizacional e das relações interpessoais.
II. Colaborar na realização de atividades promotoras de Saúde, que potencializam a aquisição, o desenvolvimento e o aprimoramento dos aspectos relacionados à linguagem em suas diferentes modalidades (oral, escrita e visuoespacial), voz, audição, funções e estruturas orofaciais.
III. Participar com a equipe pedagógica na identificação e condução das demandas relativas às dificuldades fonoaudiológicas apresentadas pela comunidade escolar.
IV. Identificar situações de risco para a saúde auditiva e vocal do educador e educando, e promover ações que minimizem os efeitos.
V. Participar como membro efetivo do Conselho escolar.
VI. Acompanhar os processos de avaliação dos educandos que apresentam indicadores para a participação nos programas de apoio educacional especializado e elaborar relatórios para as unidades educacionais e serviços de apoio multidisciplinar.

Estão CORRETOS:
Joana, fonoaudióloga clínica, realizou um atendimento junto a uma criança com distúrbio fonológico e obteve sucesso na colocação do fonema /l/. Diante da motivação da criança, feliz com a melhora de sua fala, Joana fez um vídeo mostrando a estratégia utilizada e a criança emitindo corretamente palavras com o fonema /l/. Postou imediatamente nas suas mídias socias, obtendo, vários likes e comentários agradecendo a ideia da estratégia e a divulgação, pois isso auxilia outros fonoaudiólogos na sua prática clínica. Do ponto de vista do código de ética em fonoaudiologia, é correto afirmar que Joana
A Resolução CFFa n.º 492, de 7 de abril de 2016 “Dispõe sobre a regulamentação da atuação do profissional fonoaudiólogo em disfagia e dá outras providências”. De acordo com a Resolução, é competência do fonoaudiólogo, na área de disfagia,

I - participar da equipe para a decisão da indicação e da retirada de vias alternativas de alimentação, quando classificado o risco de aspiração laringotraqueal.
II - atuar como perito ou auditor em situações que envolvam processo de avaliação e reabilitação da disfagia orofaríngea.
III - avaliar os parâmetros respiratórios fisiológicos como frequência respiratória, frequência cardíaca, ausculta cervical dos ruídos da deglutição e saturação de oxigênio, devido ao risco de complicações pulmonares ocasionadas pela disfagia orofaríngea.
IV - elaborar programas e ações de educação continuada para equipe multidisciplinar, cuidadores, familiares e clientes.
V - usar tecnologias e recursos terapêuticos no tratamento das desordens da deglutição/disfagia orofaríngea, tais como: indicação e adaptação de válvulas unidirecionais de deglutição e fala com e sem ventilação mecânica.

É CORRETO o que se afirma em:
Em tempos de pandemia, a Fonoaudiologia tem como opção o teleatendimento.
Considerando que a telessaúde é a prestação do serviço de saúde à distância por meio de tecnologia de informação e de comunicação, podendo ocorrer no setor público e privado, marque a alternativa CORRETA.
De acordo com o código de Ética da Fonoaudiologia, classifique as questões em (V) para verdadeiras ou (F) para as falsas.
( ) Promoção da solidariedade e da cooperação constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia.
( ) Aprimoramento dos conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia.
( ) Exercício da atividade buscando maximizar os benefícios e minimizar os danos aos clientes, à coletividade e ao ecossistema, constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia.
( ) Promoção da igualdade, da justiça, da equidade e do respeito à diversidade cultural e ao pluralismo, para que não haja discriminação e estigmatização, constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia.
( ) Respeito à autonomia do cliente e, nas relações de trabalho, do profissional constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia.

Marque a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas, de cima para baixo.