Filtrar


Questões por página:

Paciente compareceu ao consultório odontológico apresentando dor espontânea, latejante e localizada na região do dente 44. Ao exame intrabucal, observa-se que a gengiva vestibular do referido dente se apresenta eritematosa, edemaciada e brilhante. Durante a palpação da região, notase drenagem de secreção purulenta via sulco gengival. Durante o exame de sondagem, pode-se observar a presença de bolsa periodontal mesiovestibular de 6mm. Qual é o diagnóstico clínico e a conduta para a condição apresentada pelo paciente?

A febre escarlate é uma infecção sistêmica causada por estreptococos β-hemolíticos do grupo A. Sobre esse tema, avalie as afirmativas abaixo:
I. O período de incubação varia de 1 a 3 dias e os achados clínicos significantes incluem febre, enantema e exantema. II. É mais comum em crianças entre 1 e 3 anos. III. O enantema da mucosa oral envolve as amígdalas, faringe, palato mole e língua.
É correto o que se afirma
O sarampo é uma infecção causada por um vírus da família dos Paramixovírus, gênero Morbillivirus, e apresenta uma prevalência variável relacionada ao grau da utilização da vacina. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
A candidíase oral, popularmente conhecida por sapinho, é uma manifestação de caráter infeccioso que pode ser encontrada em adultos e crianças. A principal característica clínica é a presença de lesões brancas e pastosas em qualquer região da boca. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de microrganismo causador da candidíase oral.
Determinado adolescente acompanhado de seu responsável compareceu à Unidade de Saúde relatando um incômodo e alteração no lábio inferior. A mãe mencionou que ele apertava muito os dentes, com comportamento agitado e ansioso, mas não sentia dor no local. Realizado exame clínico, o profissional observou a presença de uma lesão com aspecto bolhoso, formato circular, superfície lisa e mais esbranquiçada. Sugere-se o diagnóstico e seu tratamento em: