Filtrar


Questões por página:
Estamos diante de uma epidemia da dengue, bastante preocupante e, praticamente, ocorrendo em diversas áreas brasileiras. Vemos nos noticiários que as pessoas devem evitar o acúmulo de água parada. A população deve ser alertada e fazer a sua parte. Mas, essa preocupação deveria ser evitada se em algumas cidades os gestores municipais adotassem e implementassem mais
Na atuação do agente de combate às endemias, as doenças têm um foco direcionado no profissionalismo, mas também devem ter a cautela e a observância na ecologia do ambiente de atuação, devido à cautela e aos cuidados com acidentes com animais peçonhentos. Destacamos os ataques com serpentes venenosas, assim como com a inoculação de toxinas, de veneno existente no telso, um ferrão na cauda do escorpião, que poderá causar amputações por necroses teciduais ou até mesmo levar à morte por uma parada cardíaca e respiratória na pessoa molestada, independente da idade. Sobre esse artrópode, os locais que deverão ser evitados, especialmente, são:
Para o Agente de Combate às Endemias, o ACE, os indicadores de doenças são importantes e necessários para sua atividade profissional. Na região de São Lourenço da Mata, na área de atuação e se houver baixo índice de saneamento básico e descuido na sanidade domiciliar e corporal, principalmente com o tratamento da água consumida. Sobre essa água não clorada, a enfermidade que pode assolar algumas pessoas assistidas pelo ACE é a
As doenças propagadas por águas contaminadas são citadas na alternativa
A Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.

É também atribuição da VSA os procedimentos de vigilância epidemiológica das doenças e agravos à saúde humana, associados a contaminantes ambientais, especialmente os relacionados com a exposição a agrotóxicos, amianto, mercúrio, benzeno e chumbo.

Dentro da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM), as áreas de atuação são:


I. Vigilância da qualidade da água para consumo humano (Vigiágua).
II. Vigilância em saúde de populações expostas a poluentes atmosféricos (Vigiar).
III. Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos (Vigipeq).
IV. Vigilância em saúde ambiental relacionada aos riscos decorrentes de desastres (Vigidesastres).
V. Vigilância em saúde ambiental relacionada aos fatores físicos (Vigifis).

Estão CORRETOS: