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A concepção avaliativa da Escola Municipal Machado de Assis, está baseada na perspectiva classificatória, em que o propósito da avaliação é atribuir ao aluno um conceito de o “melhor” ou o “pior” da turma, tornando a escola em lugar competitivo. Para romper com essa concepção de avaliação e adotar uma perspectiva de avaliação formativa é necessário reconhecer que o(a)
I. feedback para os alunos por meio do diálogo e de comentários é importante. II. professor é o mediador e o estudante o corresponsável por sua aprendizagem. III. aluno precisa memorizar e acumular os conteúdos previamente estabelecidos. IV. dúvida apresenta-se como uma grande possibilidade de crescimento para todos. V. comparação seguida da classificação do aluno é uma norma de excelência.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Na Escola Municipal Machado de Assis, durante a Semana Pedagógica, no início do ano letivo, a equipe disponibiliza aos professores um modelo de Plano de Trabalho Docente orientando o seu preenchimento. Nesse contexto, o plano de trabalho docente deve contemplar
I. os conteúdos estruturantes, básicos e específicos. II. os recursos federais do planejamento financeiro. III. os encaminhamentos metodológicos. IV. os critérios de avaliação e os recursos didáticos. V. a supressão da sequência didática planejada.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Jussara Hoffmann, no texto Avaliação mediadora, indaga: “Como superar o descrédito de muitos professores relativo a sua perspectiva de avaliação enquanto ação mediadora?”
Com fundamento no referido texto, assinale a alternativa que expressa, corretamente, a concepção de Hoffman sobre avaliação mediadora.
Quanto à avaliação da aprendizagem, assinale a alternativa correta.
A avaliação é uma atividade constante na prática de profissionais de diversas áreas. O termo avaliação é associado a outros como exame, notas, sucesso e fracasso, promoção e repetência. Assim sendo, a avaliação apresenta as seguintes características, EXCETO: