Filtrar


Questões por página:
David Harvey,1996, valendo-se diretamente da análise de Alain Lipietz concernente aos modos de regulamentação, concebe, da seguinte forma, um regime de acumulação: “um regime de acumulação 'descreve a estabilização, por um longo período, da alocação do produto líquido entre consumo e acumulação; ele implica alguma correspondência entre a transformação tanto das condições de produção como das condições de reprodução de assalariados'”. É correto dizer, com base nessa análise, que, entre os anos de 1950 e 1970, prevaleceu o modo de regulamentação caracterizado como:
Um conjunto de fatores estruturais ligados à crise do fordismo podem explicar a debilitação do sistema fordista de relações salariais. Assinale a alternativa que não tem ligação com este fato:

As mudanças ocorridas no regime de acumulação capitalista a partir da década de 1970 apontam que “Ao invés da ‘rigidez’ da relação salarial fordista, parece instaurar-se uma nova relação salarial do tipo _________, adequada às necessidades do novo regime de acumulação”. (ALVES, G.1996, p.12)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

A partir do início do século XX, a organização dos sistemas de produção passou a obdecer os princípios do Taylorismo/Fordismo. Os impactos nas relações de trabalho e consequentemente na organização social foram intensos. Esse sistema consistia basicamente em, exceto: