Filtrar


Questões por página:
Paciente de 68 anos, sexo masculino, portador de câncer de próstata em tratamento conservador, peso atual: 61,5 Kg, altura: 1,70 cm, sem histórico de perda involuntária de peso.
São condutas nutricionais para o planejamento dietético a ser adotado para a paciente:
Um paciente masculino de 57 anos recebeu o diagnóstico de câncer de esôfago e foi encaminhado ao ambulatório de nutrição para prescrição e orientação de suplementos alimentares. Durante a anamnese alimentar, o paciente começa a chorar ao relembrar de sua doença. Nesse momento, é importante
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. “A _______________ é definida como uma síndrome multifatorial caracterizada pela perda do apetite, peso e músculo esquelético, que podem levar a fadiga e interferir na qualidade de vida do indivíduo. Essa síndrome acomete, em maioria, pacientes oncológicos em estágios avançados”.
Uma das principais formas de evitar o câncer é tendo uma alimentação saudável, sendo fisicamente ativo e mantendo o peso corporal adequado. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Umas das principais formas de evitar o câncer é tendo uma alimentação saudável, sendo fisicamente ativo e mantendo o peso corporal adequado. Sobre o assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir novos casos de câncer. ( ) Quando consumidos em excesso, os edulcorantes podem causar efeitos colaterais, como dor de cabeça, mal-estar, alterações de humor e diarreia. Além disso, estudos experimentais, realizados em animais, revelam o potencial de determinados adoçantes artificiais, como o aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica, para desenvolvimento de câncer. ( ) Os refrigerantes contêm a substância 4-MI (4-metilimidazol), classificada como possivelmente cancerígena pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse composto é um subproduto do corante caramelo IV presente nessas bebidas.