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Paulo Freire deixou contribuições valiosas para o processo de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. Uma das contribuições mais importantes é retirar do professor o papel de detentor do saber e transferir para o aluno o papel de construtor e modificador de seus conhecimentos. Leia a tirinha.
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https://www.facebook.com/tirasarmandinho/11otos/a.488361671209144/46888073 97831196/

Assinale a alternativa que explica o sentido da mensagem da tirinha.
Para Paulo Freire,
Paulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente e seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação ao redor do mundo. Nesse contexto, podemos afirmar que, suas contribuições para a educação
I. ressaltam a importância da dimensão cultural no processo de transformação com base na cultura do povo. II. priorizam a participação do educando, a sua autonomia, estabelecendo uma prática dialógica na escola. III. contemplam relações educacionais verticalizadas, o educador anexa o conhecimento nos educandos. IV. promovem uma doutrinação dos alunos em favor de determinada ideologia, a neutralidade da educação.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Analise o texto abaixo:

“A interdisciplinaridade é o processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade e com sua cultura. Busca-se a expressão dessa interdisciplinaridade pela caracterização de dois movimentos dialéticos: a problematização da situação, pela qual se desvela a realidade, e a sistematização dos conhecimentos de forma integrada.”

Assinale a alternativa que indica corretamente o autor que defende essa ideia.
Observe o relato de uma senhora, aluna da Educação de Jovens e Adultos: “Mas tenho um marido que não gosta que eu venho para a escola. Aí ele fala para que ir para a escola depois de velha? Aí eu falo para ele que tem gente de idade que aprende né. E ele não gosta que eu venha para a escola. Mas meu marido continua falando não vai para a escola não, não vai estudar não, você não vai aprender nada. Eu já desisti, por causa do meu marido. Eu já desisti, já voltei. Ele disse que se eu saísse ele ia ficar contente.” (BUZIOLI; TASSONI,2021). Nessas histórias de impedimentos, é evidenciada uma posição de conformidade e aceitação das dificuldades encontradas para acessar e permanecer na escola. Para Paulo Freire, essa fala evidencia que
Paulo Freire expôs duas funções para a educação de adultos, sendo necessário, para atingi-las, assumir, como princípios norteadores, a leitura do mundo e as experiências de vida, defendendo uma alfabetização que parta da realidade concreta do homem e possibilite, além do ensino da leitura e escrita, a conquista da liberdade. Essas funções são: