Filtrar


Questões por página:

Em discurso nesta sexta-feira,24 de maio, Theresa May anunciou sua renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido. A líder do Partido Conservador declarou que deixará o cargo em 7 de junho, sucumbindo à pressão do seu partido.

(Veja – https://bit.ly/2IYLCER – acesso em 17.06.2019. Adaptado)


O principal motivo da renúncia de Theresa May foi

Atentados reivindicados pelo Estado Islâmico foram cometidos em países diversos. Episódios de islamofobia proliferaram pelo continente europeu. Logo após os atentados de 11 de setembro de 2001, que atingiram o Pentágono e destruíram os edifícios do World Trade Center, o presidente norte-americano George W. Bush declarou uma campanha de “Guerra ao Terror”, anunciando uma mobilização nunca antes vista para combater o terrorismo. Desde então, o mundo presenciou uma escalada de guerras, ocupações militares e investimentos em tecnologia bélica com a justificativa de combate às ações terroristas. A ameaça a populações civis, no entanto, ainda permanece. Considerando o exposto, assinale o único país que NÃO foi atingido por um atentado islâmico.
Após a Coreia do Norte realizar testes com armas nucleares e mísseis balísticos, os Estados Unidos aumentaram as ameaças contra o regime ditador. Por enquanto, o conflito ainda não passa de trocas de bravatas entre o ditador norte-coreano e Donald Trump: analistas consideram que a estratégia do ditador norte-coreano é aumentar as ameaças para conseguir melhores acordos bilaterais e relaxamento dos embargos econômicos. O atual líder da Coreia do Norte é:
A bipolaridade representada pelos Estados Unidos e União Soviética foi substituída pela
Irã e Arábia Saudita, países rivais com grande influência no Oriente Médio, concordaram, nesta sexta-feira (10), após uma negociação na China, retomar, no prazo de dois meses, suas relações diplomáticas que foram interrompidas em 2016.
(Fonte: Folha de São Paulo,10 de março de 2023).

O respectivo acordo inclui