Filtrar


Questões por página:
.A SAE é uma metodologia científica de que o profissional enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnicos-científicos e humanos na assistência ao paciente. Em síntese, o COFEN, por meio da Resolução nº 358/ 2009, tem preconizado que a assistência de enfermagem deve ser sistematizada a partir da implantação do Processo de Enfermagem (PE). Assinale a alternativa que inclui as etapas do PE preconizadas pela Resolução COFEN nº 358/ 2009.
O exame físico abrangente envolve o uso de cinco habilidades: inspeção, palpação, percussão, ausculta e olfato. Durante o exame físico, o profissional utilizará, quatro dos seus cinco sentidos: visão, tato, audição e olfato. Considerando as definições correspondentes a cada habilidade, classifique as alternativas como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a SEQUÊNCIA CORRETA de cima para baixo. ( ) INSPEÇÃO - concentra Trata-se do escrutínio atento, cuidadoso, primeiramente do indivíduo como um todo e, em seguida, de cada sistema do corpo. ( ) PALPAÇÃO - aplica o sentido do tato para avaliar os seguintes fatores: textura, temperatura, umidade, local, vibração, pulsação, rigidez, espasticidade, presença de nódulos ou massas e crepitações. ( ) PERCUSSÃO - consiste em golpear a pele do indivíduo com toques curtos e firmes para avaliar estruturas subjacentes. ( ) AUSCULTA - consiste em ouvir sons produzidos pelo corpo, podendo ser realizada com o auxílio ou não de instrumental (estetoscópio)
Os sons ventilatórios são reflexos do modo como o ar circula nas vias aéreas, podem ser normais ou anormais.
Sobre os tipos de sons normais, assinale a alternativa INCORRETA:
Frequência respiratória inferior a 10 movimentos respiratórios por minuto. Pode ser um indicativo de elevação da pressão intracraniana, depressão do centro respiratório, overdose por narcóticos, deterioração severa na condição do paciente, hipotermia.
O conceito anterior, refere-se à:

Sobre hipertermia, analise os itens abaixo:


I. A hipertermia é a elevação anormal da temperatura do corpo, caracterizada pela presença de altas cifras termométricas, geralmente maiores que 40ºC.

II. A hipertermia pode ocorrer devido à presença de infecção no organismo ou de alguma outra doença.

III. A hipertermia resulta da incapacidade do mecanismo regulador de temperatura do hipotálamo em controlar as diferenças entre ganho e perda de calor, e da dissipação inadequada do calor pelo corpo.

IV. Uma lesão cerebral, por exemplo, pode danificar os centros térmicos localizados no hipotálamo; tumores, infecções, acidente vascular ou traumatismo craniano podem também afetar o hipotálamo ou as vias descendentes e assim, provocar distúrbios nos mecanismos de regulação e dissipação de calor.


Estão CORRETOS: