Filtrar


Questões por página:
Jorge (2023), com relação ao tema psicopatologia e psicanálise, resgata que Freud quando se coloca a respeito do que denominou de terapia analítica, afirma que “um tratamento exige do médico, assim como do paciente, a realização de um trabalho sério, que é empregado para desfazer as resistências internas”. (p.4). Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração o autor.

I. Para Freud, por meio da superação dessas resistências, a vida mental do paciente sofre uma evolução, protegendo-o quanto à possibilidade de adoecer novamente.
II. Freud afirma que os analistas em troca de pensarem em como se dá a cura pela análise, deveríamos nos perguntar quais os obstáculos no caminho da cura.
III. Para Freud, a tarefa terapêutica consiste em não liberar a libido de suas ligações atuais para torná-las utilizáveis.

Estão corretas as afirmativas:
Marque a alternativa que indica as origens do sofrimento humano de acordo com a teoria psicanalítica.
Para a Psicanálise, grande parte dos conflitos psíquicos tem como origem a infância e o desenvolvimento sexual do sujeito, assim, transtornos neuróticos de histeria, obsessão, depressão, perversões e psicopatias podem ser explicados a partir da família e da infância. Tendo como premissa esta realidade, qual a fase onde o menino deseja estar próximo da mãe e o pai assume imaginariamente um papel de rival nessa relação?
“É uma psicose que se caracteriza por um delírio mais ou menos sistematizado, articulado sobre um ou vários temas. Não existe deterioração da capacidade intelectual. Aqui se incluem os delírios de perseguição, de grandeza.” (BOCK, 1999:352) Marque a alternativa que representa o tipo de psicose descrita acima.
Com base nas contribuições psicanalíticas sobre as estruturas psíquicas do sujeito, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA: