Filtrar


Questões por página:
A qualidade e a longevidade das restaurações em resina composta podem ser diretamente impactadas durante as etapas da restauração. Erros na escolha e aplicação do sistema adesivo, falhas na polimerização ou durante a inserção da resina composta, podem resultar em uma restauração ineficaz. Por essa razão é importante que o cirurgião-dentista conheça muito bem cada uma dessas etapas.

Considere as seguintes afirmações e marque (V) para VERDADEIRO ou (F) para FALSO:

( ) O primer serve de elo entre a superfície úmida da dentina condicionada e o agente adesivo.
( ) A classificação dos sistemas adesivos depende da forma como são aplicados (quantidade de passos), bem como da necessidade ou não do pré-tratamento com ácido fosfórico.
( ) A técnica convencional para reduzir os efeitos do estresse causado pela contração de polimerização preconiza o uso de incrementos individuais de forma paralela, de até 4mm, e uma polimerização adequada de cada incremento.
( ) O fator C pode ser reduzido ao aderir os incrementos de resina a um maior número de paredes, reduzindo a área de superfícies livres.

A sequência CORRETA é:
Durante o atendimento odontológico, o ASB auxilia o cirurgião-dentista também no preenchimento da ficha clínica do paciente.

Quando o profissional pede para anotar na ficha a realização de uma restauração em resina composta no elemento 35, a qual dente ele está se referindo:
Para a realização de uma restauração em resina composta, os seguintes materiais são os que devem estar dispostos no equipo, EXCETO:
Com relação ao diagnóstico e tratamento da lesão cariosa, leia as afirmativas abaixo:
I. Para o diagnóstico precoce das lesões cariosas oclusais, é necessária uma limpeza adequada da superfície em questão, secagem e uma ótima iluminação. II. O uso da sonda exploradora para diagnosticar lesões cariosa oclusais deve ser evitado, pois, apesar de diferenciar lesões ativas de inativas, ela pode perfurar esmalte sadio e interromper processo de remineralização do esmalte. III. As lesões oclusais que envolvam dentina, cavitadas ou não, cuja imagem radiográfica ultrapasse a região do limite amelodentinário necessitam de intervenção restauradora. IV. A presença de esmalte em todo ângulo cavo superficial da cavidade é um fator que leva ao sucesso da restauração de resina em dentes posteriores. V. A pequena extensão vestibulolingual, tanto na cavidade oclusal como na proximal, provocam maior chance de haver desgaste nestas áreas, com consequente fracasso clínico na utilização da resina composta.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
Para realizar uma restauração dentária, é importante a manutenção de um campo limpo e seco e isso pode ser obtido através da utilização do isolamento absoluto. No entanto algumas situações requerem grampos especiais para conseguir o isolamento. É o caso de restaurações de classe V. Para realizar o isolamento absoluto em uma restauração de classe V, o grampo indicado é o de número