Filtrar


Questões por página:
A Psicopatologia está ligada a diversas vertentes, porém é foco de muitos estudos nas disciplinas de psicologia, psiquiatria e corpo teórico psicanalítico. Na Psicologia faz parte da Psicologia Clínica, Psicologia Geral e Psicologia ligada às neurociências entre outros. A palavra Psicopatologia é composta por três palavras gregas com seus respectivos significados:
I. Psique - alma ou mente. II. Logo - lógica ou o conhecimento. III. Aidios- eterno. IV. Pathos – paixã, sofrimento ou doença. V. Physis–natureza.
Estão CORRETAS:
É o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental, ou seja, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e às suas formas de manifestação. É o conhecimento semiológico da Psiquiatria. Parte da psicologia que estuda as variações mórbidas do psiquismo, as alterações mentais.
O conceito refere-se à:

O objetivo principal de qualquer ciência da vida, seja ela individual ou social, é a definição e explicação do estado normal, bem como a diferenciação do seu estado patológico. Baseado na discussão entre o normal e o patológico, analise as proposições a seguir e, em seguida, aponte a alternativa CORRETA:

I - Os critérios de normalidade e de doença em psicopatologia variam consideravelmente em função dos fenômenos específicos com os quais trabalhamos, e também de acordo com as opções filosóficas do profissional. Esta é uma área da psicopatologia que exige uma postura permanentemente crítica e reflexiva dos profissionais.

II – A distinção entre o normal e o patológico se torna mais fácil de ser delineada em alguns casos em que existem alterações comportamentais e/ou mentais de intensidade acentuada e longa duração.

III – É possível definir uma patologia baseada apenas em um critério estritamente quantitativo, sendo dispensável o discurso do sujeito ou da família.

Com base em Dalgalarrondo (2019) sobre o diagnóstico psicopatológico, é CORRETO afirmar que:

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão 03.


O transtorno da personalidade foi, ao longo dos últimos dois séculos, nomeado de diversas formas: insanidade moral (“moral insanity”, de Prichard), monomania moral, transtorno ou neurose de caráter etc. Entretanto, o termo que mais se tornou popular entre os profissionais de saúde mental foi psicopatia. Tal vocábulo, infelizmente, foi utilizado de modo muito impreciso, ora se identificando psicopatia com personalidade sociopática, ora com transtornos da personalidade em geral.


Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais.2. ed. Porto Alegre: Artmed,2008.


Segundo a classificação de transtornos mentais da Organização Mundial da Saúde (OMS,1993), a CID-10, os transtornos da personalidade são definidos pelas seguintes características:

I. O padrão normal de comportamento inclui poucos aspectos do psiquismo e da vida social do indivíduo, restrito a uma área.

II. Os transtornos da personalidade, geralmente, surgem na infância ou adolescência e tendem a permanecer relativamente estáveis ao longo da vida do indivíduo.

III. O padrão comportamental é mal-adaptativo, pois produz uma série de dificuldades para o indivíduo e/ou para as pessoas que com ele convivem.

IV. São condições não relacionadas diretamente à lesão cerebral evidente ou a outro transtorno psiquiátrico.


Está CORRETO o que se apresenta em: