Filtrar


Questões por página:
As plantas conhecidas como leguminosas contêm bactérias fixadoras de nitrogênio em suas raízes, que aumentam o nitrogênio do solo para uso por outras espécies, relação conhecida como símbiose rizóbio-leguminosa. Esse é um exemplo de mecanismo de sucessão ecológica de

Uma professora de Biologia trouxe para seus alunos um texto sobre uma árvore frequente no local onde eles vivem. Uma passagem do texto diz que “Por ser árvore emergente, ou seja, que cresce acima da floresta, é uma espécie-chave, contribuindo altamente para a biomassa. Cresce rapidamente, principalmente em clareiras”.

(https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/408633/1/Angelim-vermelho-Dinizia.pdf)


Os alunos pesquisaram e descobriram o que é biomassa e o que ocorre com ela em uma sucessão ecológica. Acertadamente, eles afirmaram que, ao longo da sucessão,

“Com foco nas mudanças evolutivas em populações, podemos definir a evolução em sua menor escala, chamada de microevolução, como mudanças nas frequências alélicas em uma população ao longo de gerações.” (Reece et al,2015)
Considerando uma situação hipotética em que um incêndio florestal provoque a morte de grande número de indivíduos de uma população, essa catástrofe pode vir a ocasionar perda de variabilidade genética e, nesse caso, a frequência dos alelos pertencentes ao conjunto gênico da população atingida pode se alterar. Isso caracterizaria, segundo a definição citada, uma população em processo de evolução.
O exemplo acima descreve um fator evolutivo conhecido como

Sobre a sucessão ecológica temos:

1. Estágio pioneiro - São as espécies que participam de uma comunidade inicial e apresentam altas taxas de crescimento. São espécies de tamanho pequeno, tempo de vida curto e produzem um grande número de sementes. Exemplos: liquens, musgos e gramíneas.

2. Comunidade intermediária - comunidade com menor amplitude (mais exigentes); ciclo de vida mais longo e pouco especializadas. Ex.: ervas e arbustos.

3. Estágio final (Clímax) - As espécies atingem uma situação que não são afetadas com o ambiente, também chamamos de estágio terminal ou de maturidade. Persistem por muito tempo na comunidade.

Sobre o processo de recuperação de uma área desmatada, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A sucessão natural ocorrerá na sequencia de estágios 1,2 e 3 naturalmente.

II. A matéria orgânica produzida pelas folhas das espécies pioneiras é responsável por fertilizar o solo, melhorando sua qualidade.

III. Quando ocorre o estágio clímax, as outras árvores e arbustos estão todas mortas.

IV. Quando é feita a recuperação de uma área, mistura-se, em seu planejamento, plantas de todos os estágios para que acelere seu processo.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:

Segundo James Lovelock “Trinta anos atrás, fui insensato e plantei 20 mil árvores, na esperança de restituir à natureza a propriedade rural que tinha comprado. Percebo agora que foi um erro: deveria ter deixado a terra intocada e permitido que emergisse um ecosistema, uma floresta natural, repleta de biodiversidade e abundante, no próprio ritmo de Gaia.
Em vez de uma mera plantação, uma floresta assim poderia evoluir, ou morrer se preciso, à medida que o clima mudasse.”
(Revista Visão socioambiental, Ano 4, nº 23, Abril/Maio 2010, pg.07)

A análise feita pelo considerado propagador do ambientalismo moderno, nos remete sobre a sucessão ecológica e pode-se afirmar que: