Filtrar


Questões por página:
As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos.
De acordo com as Tendências Pedagógicas que norteiam a educação brasileira, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa:
( )Tendência Progressivista Libertária a aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. ( ) Na Tendência Liberal Tradicional o papel da escola é a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. ( ) Na Tendência Liberal Renovada Progressivista a escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social e os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problema. ( ) Na Tendência Progressivista Libertadora, defendida por Paulo Freire, prioriza a valorização da experiência vivida com base da relação educativa. A relação entre professor e aluno é de igual para igual, horizontalmente.
A sequência CORRETA é:
Uma nova concepção da educação nos trouxe a certeza de que não basta ao estudante conhecer conteúdos e se preparar para o mercado de trabalho, é preciso que seu desenvolvimento escolar lhe dê a oportunidade de se conhecer e se construir com ser integrante de uma sociedade na qual lhe compete o exercício pleno de sua cidadania.
Entre as principais mudanças ocorridas na estrutura educacional para este fim podemos citar que:
As novas tendências apontam para uma necessidade de formação de um professor reflexivo no contexto contemporâneo, que repensa, constantemente, sua prática, ressignificando sua formação inserida em três processos de desenvolvimento: o pessoal, o profissional e o organizacional. Analise as afirmações a seguir.
I. Mobilizar vários saberes por meio de ações sobre os saberes de sua prática reflexiva; saberes de uma teoria especializada; saberes de uma militância pedagógica.
II. Repensar, constantemente, sua prática, reconstruindo uma identidade pessoal, valorizando um trabalho crítico-reflexivo sobre as práticas que realiza e sobre as experiências compartilhadas.
III. Transformar a escola em um espaço de trabalho e formação, propiciando a constituição de redes de formação contínua, cujo primeiro nível é a formação inicial.

A alternativa que relaciona, corretamente, as afirmações com as esferas de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional é
Qual das pedagogias listadas abaixo constitui-se de um conjunto de fundamentos e indicações de ação pedagógica que tem como referência as crianças e as múltiplas concepções de infância em diferentes espaços educacionais e que se consolida na contemporaneidade, a partir de uma crítica histórica, política, sociológica e antropológica aos conceitos de criança e infância?
A abordagem crítico-emancipatória (KUNZ,1994) é um dos desdobramentos da tendência crítica e valoriza a compreensão crítica do mundo, da sociedade e de suas relações, sem a pretensão de transformar esses elementos por meio escolar. Assume a utopia que existe no processo de ensino e aprendizagem, limitado pelas condicionantes capitalistas e classistas, e se propõe a aumentar os graus de liberdade do raciocínio crítico e autônomo dos alunos. Observando as orientações didáticas,