Filtrar


Questões por página:
Formado no campo da psicologia e da neurologia, o cientista norteamericano Howard Gardner causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas, divulgada no início da década de 1980.
De acordo com Gardener, são consideradas inteligências múltiplas:
Assinale a alternativa INCORRETA
Ao dividir o desenvolvimento da criança em estágios, Piaget buscou explicar as principais características de cada etapa, ressaltando que habilidades adquiridas em estágios anteriores são essenciais para o domínio de estágios posteriores. Assim, os estágios representam o desenvolvimento da inteligência, que não ocorre de forma linear, nem por acúmulo de informações. Ele se dá por saltos, por rupturas, modificando-se com as experiências.
Sobre os estágios de desenvolvimento da criança defendido por Piaget, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
O desejo de desvendar os mistérios da personalidade vem de muitos e muitos séculos, especificamente do século IV a.C., na Grécia Antiga. Hipócrates, considerado o “pai da medicina”, criou a teoria dos humores corporais, que inspirou Galeno a desenvolver a tipologia acerca dos temperamentos.
Sobre a teoria da personalidade, analise as alternativas e assinale a INCORRETA
A teoria da personalidade tem por objetivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação.


Dentre as mais populares, podemos citar, EXCETO:
Jorge (2023), com relação ao tema psicopatologia e psicanálise, resgata que Freud quando se coloca a respeito do que denominou de terapia analítica, afirma que “um tratamento exige do médico, assim como do paciente, a realização de um trabalho sério, que é empregado para desfazer as resistências internas”. (p.4). Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração o autor.

I. Para Freud, por meio da superação dessas resistências, a vida mental do paciente sofre uma evolução, protegendo-o quanto à possibilidade de adoecer novamente.
II. Freud afirma que os analistas em troca de pensarem em como se dá a cura pela análise, deveríamos nos perguntar quais os obstáculos no caminho da cura.
III. Para Freud, a tarefa terapêutica consiste em não liberar a libido de suas ligações atuais para torná-las utilizáveis.

Estão corretas as afirmativas: