Filtrar


Questões por página:
Um paciente de 38 anos de idade procurou atendimento no hospital municipal queixando -se de desconforto respiratório. Durante o atendimento, relatou que, há três dias, apresentava sintomas respiratórios com tosse, dispneia e febre. Ao exame clinico, apresentou cianose e taquipneia, e frequência respiratória de 36 irpm; a ausculta pulmonar revelou creptação na região inferior do pulmão esquerdo. O resultado da radiografia revelou pneumonia no lobo inferior esquerdo. A contagem do número de leucócitos foi igual a 17.00/mm³ e o resultado do ecocardiograma não mostrou alterações cardíacas significativas. A gasometria arterial (fio2=21% e a pressão barométrica de 760mmHg), mostrou o resultado da gasometria:
pH: 7,57; PaCO2: 38mmHg; SaO2: 78%; HCO3: 21 mmol/L, COHb = 1,5%; Hb: 14g/dL; Na+ : 140mEq/L, K+ : 4,2mEq/L, Cl: 106 mEq/L, CO2 = 20mEq/L.
Assinale a opção CORRESPONDENTE à condição ácido-base do paciente.
Hemorragia é a perda de sangue através de ferimentos, pelas cavidades naturais como nariz, boca, etc; ela pode ser também, interna, resultante de um traumatismo. “O sangramento mais comum, que acontece no dia-a-dia, geralmente, devido a pequenos cortes ou escoriações, em que apenas os pequenos vasos que chegam até a superfície do corpo” é chamado de:

A ressuscitação cardiorrespiratória (RCR) é um conjunto de medidas utilizadas no atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória (PCR). O atendimento correto exige desde o início, na grande maioria dos casos, o emprego de técnicas adequadas para o suporte das funções respiratórias e circulatórias.


Sobre os elementos que deverão ser observados para a determinação de PCR, assinale a alternativa INCORRETA:

É o choque que ocorre devido à redução do volume intravascular por causa da perda de sangue, de plasma ou de água perdida em diarreia e vômito.


Assinale a alternativa CORRETA:

Paciente vítima de trauma crânio encefálico, com saída de líquido transparente escorrendo pelo ouvido e presença de equimose atrás das orelhas. Assinale a alternativa correta sobre a principal suspeita nesta situação.