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A avaliação do Terapeuta Ocupacional com o idoso deve abranger vários fatores, olhando o indivíduo como um todo; os aspectos físicos, psíquicos, cognitivos e sociais se relacionam. Também se considera importante a presença de familiares e cuidadores/responsáveis por esse idoso para traçar um perfil de tratamento ideal para suas demandas e com componentes de sua história de vida.


São alguns dos objetivos da Terapia Ocupacional no cuidado com a pessoa idosa:


I. Melhorar ou manter a independência e autonomia pelo maior tempo possível.

II. Otimizar suas habilidades residuais (motoras, perceptivas, cognitivas, psicossociais).

III. Otimizar o suporte familiar.

IV. Resgatar ou aprimorar vínculos sociais.

V. Sugerir adaptações no ambiente.


Estão CORRETAS:

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.


Sobre os componentes para alcançar os objetivos do Programa, assinale a alternativa INCORRETA:

O diagnóstico de autismo traz sempre sofrimento para a família inteira. Por isso, as pessoas envolvidas – pais, irmãos, parentes – precisam conhecer as características do espectro e aprender técnicas que facilitam a autossuficiência e a comunicação da criança e o relacionamento entre todos que com ela convivem.


São Recomendações para lidar com o autismo, EXCETO:

A respeito da Terapia Ocupacional na atenção à pessoa com deficiência, analise os itens abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

O desenvolvimento por estádios sucessivos realiza em cada um desses estádios um “patamar de equilíbrio” constituindo-se em “degraus” em direção ao equilíbrio final: assim que o equilíbrio é atingido num ponto a estrutura é integrada em novo equilíbrio em formação. Os diversos estádios ou etapas surgem, portanto, como consequência das sucessivas equilibrações de um processo que se desenvolve no decorrer do desenvolvimento. Seguem o itinerário equivalente a um “creodo” (sequência necessária de desenvolvimento) e supõem uma duração adequada para a construção das competências cognitivas que os caracterizam, sendo que cada estádio resulta necessariamente do anterior e prepara a integração do seguinte.

O “creodo” é, então, o caminho a ser percorrido na construção da inteligência humana, que vai do período sensório-motor aos Períodos simbólico ou préoperatório, lógico-concreto e forma.l


O período lógico-concreto é de