Filtrar


Questões por página:

Considerando os instrumentos de trabalho do Assistente Social, atribua:

1. Para Laudo Social.

2. Para Parecer Social.

3. Para Relatório Social.


( )Informações a respeito de encaminhamentos, triagens e fatos novos que surgirem; Situações emergenciais, de forma breve, para posterior aprofundamento; Acompanhamentos que necessitarem de intervenção direta do profissional; Descrição do que foi observado em cada visita domiciliar.

( )Introdução, contendo objetivos e a demanda judicial; Identificação de todos os envolvidos; Metodologia utilizada para sua elaboração; Relatório, mencionando o contexto histórico da demanda avaliada, bem como seu estado social; Conclusão com uma síntese da situação, análise crítica e posicionamento final do profissional.

( )Deve ter uma descrição sucinta, conclusiva e indicativa. Precisa trazer, de forma breve, uma análise contextual, expectativas para o futuro e sugestões de como enfrentar a situação de risco ou vulnerabilidade constatada. Como instrumento de trabalho do assistente social, é de extrema importância, pois, além de reforçar sua identidade profissional, é um dispositivo de viabilização de direitos e de transformação social.


Assinale a sequência CORRETA:


De acordo com as orientações traçadas pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) para a implementação Lei Nº 13.935 de 2019, são atribuições do Assistente Social nas redes públicas de educação básica, entre outras: EXCETO:
Sobre as funções do Assistente Social na interação do trabalho pedagógico da escola, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública que oferece serviços, programas e benefícios para famílias e pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social.
Sobre o CRAS, analise os itens a seguir:

I. O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
II. O CRAS tem o objetivo de desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de ampliar e garantir o acesso aos direitos de cidadania.
III. O planejamento dos serviços necessários às famílias e indivíduos é feito por meio da busca ativa e preventiva, o que possibilita compreender amplamente a realidade social dessas pessoas.
IV. O CRAS atende as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, como, por exemplo, a ausência de renda, acesso precário aos serviços, vínculos familiares e comunitários fragilizados.
V. Para participar dos programas sociais e receber os benefícios do governo, é preciso estar inscrito no Número de Inscrição Social (NIS) e no Cadastro Único do Governo Federal (Cadúnico).

Estão CORRETAS:
Dentre as atribuições do CRAS, podemos citar, EXCETO: