limpar filtros
Questões por página:
A antropologia recebeu um grande impulso com o estudo do DNA mitocondrial, que tornou possível analisar a migração de populações humanas. Assinale o item que não corresponde às características do mtDNA para utilização forense:
A metodologia de amplificação de diversos STR no mesmo tubo de ensaio depende de que a temperatura de anelamento dos primers seja idêntica e o tamanho dos alelos seja diferente para que possam ser analisados. Essa metodologia denomina-se:
O avanço tecnológico nas ferramentas e metodologias para o estudo do DNA fez com que a genotipagem de SNP fosse amplamente utilizada em diversas áreas, entre as quais a da identificação humana. Mais de 1 milhão de SNP estão dispersos no genoma humano. Apesar do grau de polimorfismo ser menor do que os STR, esses marcadores apresentam diversas características que os tornaram vantajosos na área da identificação humana. Assinale a característica que não corresponde ao STR:

Qualquer tipo de tecido ou fluido biológico pode ser utilizado como fonte de DNA, uma vez que são formados por células. Nas células, o DNA de interesse forense encontra-se tanto no núcleo como nas mitocôndrias.

Os tipos de amostras mais comuns são:

I. sangue, sêmen e cabelo.
II. saliva, pele e unha.
III. urina, suor e fezes.
IV. ossos, fígado e músculo.
V. líquidos amnióticos e vilosidade coriônica.

São verdadeiros os seguintes itens:

Evidências físicas que não são coletas, documentadas e preservadas de modo apropriado, não possuem valor científico em investigações criminais. Para a correta identificação de criminosos a partir da análise de DNA e a manutenção da cadeia de custódia, devem-se seguir parâmetros rígidos para todas as etapas do processo. Portanto é correto afirmar: