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O teste de aceitabilidade é o conjunto de procedimentos destinados a medir o índice de aceitação da alimentação oferecida aos escolares. É utilizado no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a fim de garantir o cumprimento da Resolução CD/FNDE nº 26/20132, consolidando o controle de qualidade dos alimentos ofertados na alimentação escolar.

Associe corretamente os métodos descritos abaixo:

Coluna 1 Método
1. Método sensorial descritivo
2. Método sensorial discriminativo
3. Método sensorial afetivo
4. Método resto ingestão


Coluna 2 Descrição

( ) Avalia a ocorrência de diferenças sensoriais estatisticamente significativas entre dois produtos ou mais, que apresentam diferentes características, seja no preparo ou na composição.

( ) Avalia a quantidade, expressa em percentual, de alimentos desperdiçada por motivos como aceitação do cardápio e porcionamento inadequado por parte do comensal.

( ) Avalia atributos como sabor, textura, aroma, cor, dentre outras características quanto à intensidade da qualidade sensorial dos produtos.

( ) Avalia a preferência e, consequentemente, a aceitação dos consumidores por um ou mais produtos. Por meio deste método podem-se realizar o teste de preferência e o teste de aceitação.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo em relação à seleção de alimentos para a merenda escolar.


1. Alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares devem ser servidos com maior frequência, pois são fontes de energia rápida, essencial para os alunos que estão em fase de desenvolvimento.


2. Alimentos processados e embalados facilitam o armazenamento e a distribuição nas escolas, porém devem ser oferecidos com moderação, devido à presença de conservadores, sal e açúcar em excesso.


3. Alimentos in natura ou minimamente processados devem ser a base da alimentação oferecida na escola, pois possuem o aporte de nutrientes necessários para um bom desenvolvimento físico e cognitivo.


4. Alimentos ultraprocessados podem contribuir para o aparecimento de doenças como obesidade e diabetes; portanto, não devem ser oferecidos na merenda escolar.


5. Alimentos com alto teor de sódio devem ter o consumo incentivado, pois realçam o sabor e a palatabilidade das refeições.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa que contém uma prática adequada para remoção e armazenamento de resíduos da cozinha escolar.
O manipulador de alimentos deve possuir conhecimentos quanto à manipulação higiênica dos alimentos e à higiene pessoal, dentre outras habilidades na rotina da cozinha.

Assinale a alternativa que contém apenas práticas corretas para garantir a segurança dos alimentos oferecidos na merenda escolar.
Para o preparo e distribuição de alimentos na merenda escolar, práticas adequadas devem estar presentes a fim de garantir a higiene dos alimentos e prevenir a contaminação.

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.