limpar filtros
Questões por página:

Existe uma estreita relação entre pobreza e degradação do meio ambiente, e, tradicionalmente, a pobreza é associada a fatores monetários, considerando-se pobres todos aqueles cuja renda é igual ou inferior a uma referência chamada linha da pobreza, a qual é determinada conforme padrões mínimos de vida preestabelecidos em cada sociedade. Quanto mais pobre a população, maior é a pressão exercida sobre a base de recursos ambientais e piores as condições na parcela antrópica do meio ambiente. Observe a Curva de Lorenz de renda domiciliar per capita brasileira nos anos de 2001 e de 2011.



Da observação da curva pode-se concluir que

Os métodos de valoração ambiental são separados didaticamente em métodos de função de produção e métodos de função de demanda.

São métodos de função de produção os métodos

Desde a década de 1970, os derivados de petróleo respondem pelo maior percentual do consumo final de energia brasileira. Segundo o Balanço Energético Nacional 2013 (ano-base 2012), o consumo final de derivados de petróleo, no ano de 2012, é de 117.718 x 103 TEP. Há uma variação nesse consumo entre os setores da economia.

No panorama atual brasileiro, os setores da economia em ordem crescente de consumo de derivados de petróleo são:

Os gráficos a seguir, elaborados a partir do Balanço Energético Nacional, mostram a oferta interna de energia elétrica brasileira nos anos de 2009 e 2012.



A partir da análise dos gráficos, considerando que a energia elétrica importada é gerada a partir de fontes hidráulicas, conclui-se que

Um padrão de lançamento ou degradação é um limite legal, geralmente um valor de carga ou concentração do poluente, que o Estado autoriza a empresa poluidora a lançar ou degradar. Na política de padrões, normalmente, é estabelecida uma penalidade a ser imposta ao poluidor, caso ele ultrapasse o limite fixado. O gráfico a seguir mostra a variação do custo marginal externo (CMgE) e do benefício marginal líquido privado (BMgLP) de um produto ou serviço.



Da observação da curva NÃO se pode concluir que