A avaliação, como elemento didático, apresenta inúmeras variações, caracterizadas ora entre o modo como é proposta na teoria e a sua caracterização na prática escolar, ora ao assumir propósitos específicos, de acordo com a abordagem de ensino. Isso decorre da intenção do ensino, uma vez que adquirir conhecimentos e desenvolver múltiplas habilidades é condição intelectual transformadora de condutas, hábitos e atitudes sociais, políticas, religiosas, culturais. Por esta razão intencional apresentada pelas diferentes abordagens é que se alteram os modos de avaliação, de forma que em cada abordagem há uma maneira peculiar de avaliar. Analise as especificidades das práticas avaliativas a seguir.

I. Avaliação pela reflexão, análise e ponderações feitas em grupos com participação de professores e alunos; momento dialético de avanço para crescimento da autonomia.

II. Avaliação com referência em competências e habilidades pessoais avaliadas por testes objetivos.

III. Avaliação de saberes memorizados; ênfase no conteúdo como fim; provas escritas e orais com notas ou conceitos estáticos; vigilância severa.

IV. Autoavaliação; processo contínuo de avaliação pelo professor ao longo do ano.

Estas práticas estão, respectivamente, de acordo com as seguintes abordagens: