Filtrar


Questões por página:
Uma amostra de gás ideal é comprimida de 20m3 a 10m3 enquanto sua pressão aumenta de 10 Pa para 20 Pa, a temperatura T constante. O trabalho realizado sobre o gás é, em Joule,
Em um experimento, com auxílio de um agitador térmico,4,0 kg de água são movimentados. Nesse processo é realizado um trabalho de 20,0 kJ e a água cede 60,0 kJ de calor. Com base nesses dados, podemos afirmar que a variação da energia interna do sistema é:

A Primeira Lei da Termodinâmica estabelece que a variação da energia interna (ΔU) de um sistema é dada pela diferença entre o calor trocado com o ambiente (Q) e o trabalho realizado no processo termodinâmico (W), da seguinte forma: ΔU = Q - W. Assim, quando o trabalho realizado pelo sistema for igual ao calor fornecido a ele, haverá uma transformação

Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica entre dois estados de equilíbrio termodinâmico. Sejam Q a quantidade de calor cedida ou recebida pelo gás e W o trabalho realizado por ele ou sobre ele durante a expansão.
Essa quantidade de calor e esse trabalho são tais que
Uma certa quantidade de um gás ideal ocupa um volume de 200 L sob pressão de 2,0.105 Pa a 27°C.
Deseja-se elevar em 27°C a temperatura desse gás. Numa primeira tentativa aqueceu-se o gás a volume constante. Nesse caso, para obter a elevação de temperatura desejada, foi necessário fornecer-lhe uma quantidade de calor Q1.
Numa segunda tentativa aqueceu-se o gás a pressão constante. Nesse caso, para obter a mesma elevação de temperatura foi necessário fornecer-lhe uma quantidade de calor Q2.
A diferença Q2 – Q1 foi