Filtrar


Questões por página:

Analise a seguir o Artigo 27 do Regulamento de Uniformes e Insígnias do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Espírito Santo.


Art.27


A identificação do militar do CBMES nos diversos uniformes e peças complementares de que trata o presente Regulamento, é feita da seguinte forma:

§ 1º Na gandola cáqui aplicado acima do bolso do lado direito, é usado o cadarço de identificação individual na cor cáqui e nas dimensões do tamanho da tampa do bolso e largura de 2 (dois) centímetros, contendo o nome de guerra do militar em letras pretas, seguido do tipo sanguíneo e fator RH em letras vermelhas, com 1 (um)centímetro de altura. No jaleco branco o cadarço de identificação é na cor branca e no macacão cinza o cadarço de identificação é na cor cinza obedecendo-se as demais descrições acima.”

Disponível em:<https://cb.es.gov.br/Media/CBMES/PDF%27s/Uniformes%20-% 20 RUICBMES/rui_CBMES_2010.pdf > . Acesso em: 29 set.2018.


Um militar com o seguinte cadarço de identificação individual pode receber transfusão sanguínea de qual grupo sanguíneo?

Imagem associada para resolução da questão

Os fenótipos do sistema sanguíneo ABO são determinados por três formas de alelos múltiplos. Um casal que apresente o genótipo IAi e IB IB pode apresentar filhos com os seguintes fenótipos:

Uma característica humana, cujo mecanismo de transmissão é bem conhecido, é o sistema sanguíneo ABO. É um caso de polialelia com três genes envolvidos, IA, IB e i. Os dois primeiros têm ação codominante e o gene i é totalmente recessivo. Veja o heredograma a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


O casal 5 x 6 NÃO pode ter filhos com os tipos sanguíneos:

O Sistema ABO foi o primeiro dos grupos sanguíneos descobertos no início do século XX em 1900, pelo cientista austríaco Karl Landsteiner. Fazendo reagir amostras de sangue de diversas pessoas, ele isolou os glóbulos vermelhos (hemácias) e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Assim, Landsteiner classificou os seres humanos em três grupos sanguíneos: A, B e O (cuja denominação proveio da expressão "Ohne A, Ohne B", ou seja, "Sem A e Sem B"), e explicou por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Landsteiner não previu o grupo AB, mais raro, o qual foi descoberto quando, em 1902, seus colaboradores von Decastello e Sturli o encontraram e descreveram. Em 1930, Landsteiner ganhou o Prêmio Nobel por seu trabalho.

Em relação ao sistema ABO, foi constatado que todos os componentes de uma família constituída por pai, mãe e dois filhos apresentam grupos sanguíneos diferentes entre si.

Sabendo-se que o pai é homozigoto, analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa que está INCORRETA.

Após um acidente de lancha na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Salgado Filho. Uma das vítimas teve de ser submetida à cirurgia de emergência e necessitou de transfusão sanguínea. A vítima em questão era portadora do tipo sanguíneo A, fator Rh negativo. No banco de sangue do hospital, havia estoques dos seguintes tipos sanguíneos:
• A, fator Rh positivo; • A, fator Rh negativo; • B, fator Rh positivo; • B, fator Rh negativo; e • O, fator Rh negativo.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta somente os grupos sanguíneos que a vítima poderia receber durante a cirurgia e estão disponíveis no banco de sangue.