Filtrar


Questões por página:
Desde a Antiguidade até os dias de hoje, a origem da vida é um tema que gera muitas discussões. Desde interpretações como a geração espontânea de Aristóteles (382a.C.- 322a.C.) até a reprodução como entendemos hoje. Sobre as hipóteses da origem da vida, analise as afirmativas a seguir.
I. A biogênese é a hipótese cujos argumentos são a favor da origem dos seres vivos a partir de outros já existentes. A abiogênese é a hipótese da geração espontânea. II. Pasteur era adepto da hipótese da biogênese. III. O principal experimento de Pasteur utilizou soluções nutritivas fervidas em balões de vidro com três formatos de pescoço distintos, sendo o mais famoso o balão com pescoço de cisne (em forma de S). IV. Os estromatólitos são os fósseis mais antigos encontrados até o momento, com cerca de 3,8 bilhões de anos.

Estão corretas as afirmativas:
Existem diferentes teorias sobre a origem e a evolução das espécies. Sobre elas, é correto afirmar:
“Há menos vida do que discursos sobre a vida, de um modo geral. Tivéssemos nós a mais remota ideia da definição da vida, os mais calmos dentre nós seriam lunáticos!” (Emily Dickinson.)
Ao longo de toda a história, diversas teorias foram propostas como forma de explicar a origem da vida. Nesse sentido, assinale a afirmativa INCORRETA.
Dentre as teorias que buscam explicar a origem da vida, uma delas apresenta a ideia de que a vida se origina de uma vida pré-existente. Assinale a alternativa que apresenta essa teoria.
De acordo com Cardoso (2015), nos últimos 540 milhões de anos, a Terra passou por grandes transformações que culminaram em cinco grandes eventos de extinção em massa. As chamadas “Big Five” ocorreram no final do Ordoviciano, final do Devoniano, Permiano Superior, final do Triássico e no limite Cretáceo-Paleogeno. No gráfico abaixo, estão indicados os cinco eventos e o possível evento da atualidade:
Imagem associada para resolução da questão






Com base nesse gráfico e em seus conhecimentos, analise as assertivas abaixo:
I. Extinções em massa podem ser caracterizadas como a perda de mais de ¾ das espécies viventes em um curto intervalo de tempo geológico.
II. O quinto evento, o do período Cretáceo, foi a extinção dos dinossauros não aviários e corresponde ao maior dos eventos marcando o fim da Era Paleozoica e o início da Mesozoica.
III. Extinções em massa podem ser altamente destrutivas, mas também são um importante agente de renovação, uma vez que a extinção de um grupo pode facilitar a radiação adaptativa de outro existente.

Quais estão corretas?