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Disciplina é um tema que não pode ficar fora de nossas licenciaturas. Em seus estudos sobre a disciplina Foucault discute temas como a repartição disciplinar e os controles disciplinares da atividade. Afirma o autor: “Vimos como os processos da repartição disciplinar tinham seu lugar entre as técnicas contemporâneas de classificação e de enquadramento, e como eles aí introduziam o problema específico dos indivíduos e da multiplicidade. Do mesmo modo, os controles disciplinares da atividade encontram lugar em todas as pesquisas, teóricas ou práticas, sobre a máquina natural dos corpos” (Vigiar e punir). Entre as formas de controle disciplinar da atividade, segundo Foucault, encontramos: I) Tática: permite ao mesmo tempo a caracterização do indivíduo como indivíduo, e a colocação em ordem de uma multiplicidade dada. Ela é a condição primeira para o controle. II) Elaboração programada do ato: para cada movimento é determinada uma direção, uma amplitude, uma duração. É prescrita também sua ordem de sucessão de forma condicionada. III) Corpo e gesto postos em correlação: um corpo disciplinado é a base de um gesto eficiente. IV) Articulação corpo-objeto: a disciplina define cada uma das relações que o corpo deve manter com o objeto que manipula. Ela estabelece engrenagem entre um e outro. V) Utilização exaustiva: importa extrair do tempo sempre mais instantes disponíveis e de cada instante sempre mais forças úteis. Estão CORRETAS as afirmações:
Não se pode conceber um educador que não discuta os fundamentos antropológicos da educação. O que é o homem? Esta é para Gramsci, a primeira e principal pergunta da filosofia (Concepção Dialética da História). Indique qual das afirmações abaixo mais se aproxima da antropologia de Gramsci: I) O homem é um ser histórico e o Espírito é a matéria da história. O homem é a criatura na qual o Espírito trabalha. II) O homem é vontade concreta: isto é, aplicação efetiva do querer abstrato ou do impulso vital aos meios concretos que realizam esta vontade. III) O homem é uma série de relações ativas (um processo). Uma individualidade composta de: indivíduo, os outros homens e a natureza. IV) O homem deve ser concebido como um bloco histórico de elementos puramente subjetivos e individuais e de elementos de massa – objetivos ou materiais – com os quais o indivíduo está em relação ativa. V) O homem é um ser dominado pelo desejo de absoluto. Seu destino supremo é cumprir-se como ser racional livre. As afirmações que estão de acordo com a antropologia de Gramsci são:

Um regime político democrático é um regime no qual:

John Rawls, em 1971, publicou a obra Uma teoria da justiça, que veio a ser um dos livros mais discutidos e influentes dos últimos anos. Em busca de uma teoria da justiça, Rawls parte de uma posição originária. Esta é a posição em que se encontram os indivíduos que devem determinar o contrato, e caracteriza-se por um véu de ignorância, que torna todos iguais. Rawls diz que, nessa posição originária, escolher-se-á princípios de justiça universais.
Analise as seguintes afirmações:
I. O primeiro princípio de justiça afirma: toda pessoa tem igual direito à mais extensa liberdade fundamental, compativelmente com uma liberdade semelhante para os outros.
II. O primeiro princípio de justiça afirma: toda pessoa tem igual direito à mais extensa liberdade fundamental, universalmente aceita por todos.
III. O segundo princípio sustenta que as desigualdades econômicas e sociais, como as da riqueza e do poder, são injustas universalmente e em particular para os membros menos favorecidos da sociedade.
IV. O segundo princípio sustenta que as desigualdades econômicas e sociais, como as da riqueza e do poder, são justas apenas se produzem benefícios compensatórios para cada um e em particular para os membros menos favorecidos da sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas
Hannah Arendt discípula de Martin Heidegger e Karl Jaspers, vê as pessoas como fonte espontânea de livre iniciativa, como início de ações criativas que são sempre inter-ações.
Para a filósofa, a ação humana é, por excelência, atividade