Filtrar


Questões por página:
Julgue o item a seguir.

A teoria de Carl Rogers propõe uma abordagem fenomenológica da personalidade, definindo características-chave para diferentes tipos. Rogers identifica sete traços fundamentais, como abertura à experiência, estilo de vida existencial, autoconfiança, criatividade, liberdade de escolha, caráter construtivo e desenvolvimento pessoal, que compõem as personalidades e influenciam como as pessoas enfrentam a vida e seu crescimento constante.
Qual é o tipo de terapia, desenvolvida por Carl Rogers, que emprega técnicas como a escuta ativa?
Leia o seguinte trecho: “A teoria de Rogers da personalidade, como as de Freud, Jung, Adler, Sullivan e Horney, originou-se de suas experiências no relacionamento terapêutico com pacientes, ” (Hall, p.355). A partir do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. Para Rogers, o processo de mudança do cliente acontece quando ele percebe que o terapeuta tem uma consideração positiva incondicional por ele e um entendimento empírico de sua estrutura interna
PORQUE
II. Rogers ao criar o seu processo terapêutico não levou em consideração os aspectos de relação e de comunicação interpessoais.


Assinale a alternativa correta.
De acordo com Neto (in Pantano,2024): “Carl Rogers deixou muito claro a importância da aceitação e da visão positiva incondicional sobre a pessoa e a necessidade do cuidador oferecer um ambiente rico em calor humano, respeito e empatia.” (p.38). Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Na Terapia Centrada na Pessoa, Carl Rogers sustenta a necessidade da “consideração positiva incondicional”, que se caracteriza pelo fato de o terapeuta