Filtrar


Questões por página:

Acerca de absenteísmo e planos de carreira, julgue o item subsequente.


A existência de plano de carreiras no serviço público, obrigação dos entes públicos, é constitucionalmente prevista, devendo-se, por isso, incentivar o desenvolvimento dos servidores em novos níveis de escolaridade e habilitar esses profissionais a galgar novos postos de trabalho e hierarquias superiores.

Acerca de absenteísmo e planos de carreira, julgue o item subsequente.


O absenteísmo no serviço público possui taxas mais altas que no serviço privado por causa da estabilidade de vínculos; se houvesse o temor e risco de perder o emprego, os índices de absenteísmo se reduziriam, inclusive o do absenteísmo-doença.

Guimarães e Rimoli, citando Zapf, Einarsen, Hoel & Vartia, apontam que pesquisas desenvolvidas com o objetivo de investigar os efeitos do mobbing sugerem que esta situação reduz a saúde psicológica e física de suas vítimas. O mobbing afeta, negativamente, o bem-estar não só das vítimas, mas também a eficiência de outros trabalhadores, ao mesmo tempo em que instala o aumento:
A violência no ambiente de trabalho implica em custos consideráveis para os indivíduos em termos de saúde, em relação a seu emprego, e para a organização, dado o impacto causado pelo absenteísmo, baixa na produtividade e rotatividade de pessoal. O combate à violência no trabalho traz benefícios ao indivíduo, à organização e à sociedade como um todo. Leyman, citado por Guimarães e Rimoli, descreve o fenômeno mobbing como:

A respeito de movimentação, rotatividade e absenteísmo de pessoas, julgue o item que segue.


Políticas de gestão do suporte organizacional são úteis para reduzir a rotatividade e o absenteísmo de pessoal, uma vez que propiciam melhores condições psicossociais de trabalho, recompensas mais justas, maiores oportunidades de crescimento na carreira e adequada carga de trabalho.