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Considere as palavras em destaque no trecho:

Dar o lugar a uma pessoa idosa em ônibus (1ª), a uma mulher grávida... Meu Deus do céu (2ª), é tão fácil (3ª) perceber que não se precisa de lei para que o sofrimento humano comova pessoas bem-educadas! Podem ser raras, mas ainda se encontram pessoas que mantêm (4ª) tal comportamento.

O acento gráfico é utilizado não apenas para sinalizar a tonicidade na

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Analise as afirmações que são feitas a respeito de palavras do texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Nos vocábulos hábito (l.06) e diárias (l.29), a vogal a recebe acento gráfico por ser a base da sílaba.

( ) Na linha 32, memória e raciocínio são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo decrescente.

( ) A palavra caótica (l.34) é acentuada em virtude da regra do hiato.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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Julgue (C ou E) o item seguinte, relativo a acentuação de palavras e a aspectos gramaticais do texto IV.
 
A forma “pôde” (l.22) poderia ser corretamente substituída por pode, visto que o seu tempo verbal é depreendido pelo contexto do parágrafo e que o acento nela empregado é opcional.
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Julgue (C ou E) o item seguinte, relativo a acentuação de palavras e a aspectos gramaticais do texto IV.


No texto, com a expressão “essa arte de titãs” (l.62), o autor faz referência à arte da música.

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No trecho do Texto I “poderia, pelo mesmo valor, morar em um cubículo mais bem localizado” (L.51-52), a palavra destacada é acentuada graficamente pelo mesmo motivo pelo qual se acentua a palavra