Filtrar


Questões por página:
No projeto de edificações de uso público devem ser previstos corredores como rota acessível, que também pode coincidir como rota de fuga, os quais devem ser providos de iluminação natural ou artificial com nível mínimo de iluminância, em lux, medidos a 1,00 m do chão, de
O Censo 2010, realizado pelo IBGE, apontou que 45,6 milhões de pessoas declararam ter, ao menos, um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população brasileira. Atender às normas técnicas e legislações vigentes referentes às pessoas com deficiência é uma questão não apenas técnica e legal, mas também de respeito, inclusão e cidadania. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta no que se refere aos requisitos de acessibilidade a edificações, conforme a NBR 9050.
Ao projetar uma edificação do Tribunal Regional do Trabalho, considerando os aspectos relacionados à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida usuárias de cadeira de rodas, conforme o prescrito pela norma ABNT NBR 9050:2015, intitulada "Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos", é correto afirmar que

As saídas de emergência em edificações têm o objetivo de permitir que a população possa abandoná-las em caso de incêndio e proporcionar o fácil acesso de auxílio externo para o combate ao fogo e a retirada da população. Considere as sentenças.


I. Os acessos devem permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes do prédio.

II. Os acessos devem permanecer desobstruídos em todos os pavimentos.

III. Os acessos devem ter largura mínima de 1,0 metro.

IV. Os acessos devem ter pé-direito mínimo de 2,50 metros, com exceção de obstáculos representados por vigas, vergas de portas e outros, cuja altura mínima livre deve ser de 2,00 metros.

V. Os acessos devem ser sinalizados e iluminados com indicação clara do sentido da saída.


Assinale a alternativa CORRETA.

As instalações penitenciárias brasileiras revelam uma realidade bastante preocupante no que diz respeito à superlotação de suas celas. Um local com capacidade para 20 detentos acaba tendo uma população de 60. Em função disso, problemas como falta de higiene e de saneamento trazem como consequência, principalmente, a disseminação de doenças entre os presos. É importante lembrar que muitas vezes entre eles também pode haver alguém com algum tipo de deficiência física, por exemplo uma PMR (pessoa com mobilidade reduzida). Em função disso, a NBR 9050/2015 trata de alguns critérios de acessibilidade relacionados ao ambiente em questão. Dessa forma, no que diz respeito à acessibilidade, em delegacias e penitenciárias, segundo a NBR 9050/2015, analise as afirmações a seguir.


I. Pelo menos uma cela deve ser acessível e estar em rota acessível.

II. Deve haver ao menos dois sanitários e banhos acessíveis.

III. Ao menos 10% dos parlatórios, com no mínimo um, deve ser acessível tanto para detentos quanto para visitantes. É recomendação da norma também que ao menos outros 10% sejam adaptáveis.

IV. As áreas para atividades de lazer ou trabalho dos detentos devem ser acessíveis, sendo recomendado que ao menos outros 5% sejam adaptáveis.


É CORRETO apenas o que se afirma em