Filtrar


Questões por página:
Você está em uma visita domiciliar na sua área de abrangência e, durante o atendimento, acontece uma picada por escorpião na residência.
Qual das afirmativas MELHOR compreende as ações de primeiros socorros necessárias neste caso?
Frente às ações dos Agentes de Controle de Endemias (ACE) com acidentes por animais peçonhentos, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA, que discrimine qual tipo de serpente é responsável pelos acidentes elapídicos:
Os escorpiões são aracnídeos que picam outros seres vivos, causando envenenamento que pode ser fatal. Seu habitat natural são pilhas de madeira, cercas e materiais do gênero. Possuem hábitos noturnos (Santos, Nívea Cristina M.,2018). Sobre as manifestações clínicas e tratamento no caso de picadas de escorpiões, assinale a alternativa INCORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A esterilização por calor úmido (vapor saturado sob pressão) atua desnaturando e coagulando as proteínas das células microbianas. A forma mais usual de realizar a esterilização pelo calor úmido é com autoclaves. Nesse tipo de equipamento, o material fica exposto ao vapor d’água sob pressão a 121ºC durante 15 minutos. Os itens devem ser embalados de forma a permitir o contato com o vapor e o processo deve se dar no vácuo, para que a temperatura desejada seja alcançada com mais eficiência, além de permitir a penetração do vapor nos poros do material e também evitar a formação de bolsões de ar frio. II. No Brasil, considera-se um pronto socorro uma área determinada de uma instituição hospitalar pública, provido da devida sinalização, com número limitado a doze leitos e formado apenas por uma equipe de médicos e enfermeiros. De acordo com a legislação vigente, apenas hospitais de grande porte, localizados em centros urbanos, têm autorização para manter um pronto socorro. III. Os quadros graves de escorpionismo são caracterizados por dor intensa no local da picada, além de manifestações sistêmicas como sudorese profusa, vômitos incoercíveis, salivação excessiva, alternância de agitação com prostração, bradicardia, insuficiência cardíaca, edema pulmonar, choque, convulsões e coma. O tratamento específico consiste na administração por via intravenosa de soro antiescorpiônico (SAEEs) ou antiaracnídico (SAAr) na dosagem de 4 a 6 ampolas.
Marque a alternativa CORRETA: