Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão

I - O esquema é para aplicação específica a motores com dupla tensão nominal e que disponha de seis terminais.

II - Com este esquema de comando, durante a partida a corrente fica reduzida a ½ da corrente de partida.

III - K1 (13 e 14) e K2 (31 e 32) são, respectivamente auto selo e intertravamento.

 

Estão corretas as alternativas:

Analise as seguintes afirmativas sobre motores universais. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Motores universais possuem a estrutura construtiva de motores de corrente contínua com enrolamentos ligados em série, podendo operar tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua.
II. O motor universal prático necessita ser construído com estator e rotor laminados para minimizar as perdas por correntes de Foucault.
III. Quando opera em corrente alternada, o faiscamento produzido nas escovas do motor universal diminui a vida útil do comutador e pode ser fonte de interferência por radiofrequência no ambiente próximo.
IV. Uma maneira eficiente de controlar a velocidade do motor universal é controlar a tensão aplicada ao enrolamento de campo.
Quando um agrupamento de motores é alimentado por um circuito de distribuição, a determinação da corrente máxima do fusível de proteção deve obedecer a alguns critérios. Identifique quais das afirmativas abaixo correspondem a esses critérios e assinale a alternativa correta.
I. Cada motor deve estar provido de proteção individual contra sobrecargas.
II. A proteção não deve atuar para qualquer condição de carga normal do circuito.
III. A corrente nominal do fusível do agrupamento de motores deve suportar o somatório da maior corrente de partida entre os motores e das correntes nominais dos demais motores.
IV. Motores abaixo de 30 cv não precisam de proteção individual contra sobrecargas.

Sobre os motores de indução monofásicos de polo ranhurado, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. As correntes induzidas na bobina de arraste fazem com que o fluxo presente na porção sombreada do polo atrase-se em relação ao fluxo da porção não sombreada. O resultado dessa interação é similar a um campo girante que se move da porção não sombreada para a porção sombreada; correntes são induzidas no rotor e um alto conjugado de partida é produzido.

II. A simplicidade construtiva, o baixo custo, o alto fator de potência e o alto conjugado de partida são as principais vantagens dos motores de indução monofásicos de polo ranhurado.

III. O rotor gaiola de esquilo, que é amplamente empregado em outros tipos de motores de indução monofásicos, também é utilizado em motores de indução monofásicos de polo ranhurado.

IV. Ainda que seja considerada uma máquina rotativa de potência fracionária, os motores de indução monofásicos de polo ranhurado não são produzidos com potência nominal inferior a 100 W, o que se deve a sua alta eficiência. A faixa de potência de até 100 W é atendida exclusivamente por motores universais.

O dimensionamento dos condutores que alimentam motores deve ser tal que, observados os limites previstos na Norma ABNT NBR 5410:2004, durante a partida do motor, a queda de tensão nos terminais do dispositivo de partida não ultrapasse a respectiva tensão nominal de: